CI

Circuito Tecnológico percorre regiões sul e leste

Primeira semana teve um total de 261 amostras coletas, 181 questionários aplicados e 8.648 km rodados


Primeira semana teve um total de 261 amostras coletas, 181 questionários aplicados e 8.648 km rodados
?
A segunda semana do Circuito Tecnológico iniciou nesta segunda (22) e vai percorrer as propriedades das regiões sul e leste. O objetivo do trabalho é ter um diagnóstico da safra de soja em Mato Grosso. Para isto, as cinco equipes realizam coletas de sementes e fertilizantes e também aplicam um questionário, onde são avaliados diversos itens, como, por exemplo, origem dos recursos para o custeio da safra, aquisição de máquinas e implementos, pesquisa e tecnologia, doenças, investimentos em expansão de área, comercialização, segunda safra, entre outros itens essenciais para um raio-x da produção.

Esta é a quarta edição do Circuito Tecnológico, cuja meta é percorrer 400 propriedades rurais de todas as regiões produtoras. Todas as amostras coletadas serão enviadas para laboratórios credenciados para análise. Por meio dos resultados consegue-se aferir como está a qualidade dos insumos utilizados na safra de soja em Mato Grosso. “No ano passado, várias amostras resultaram em diferenças do produto comprado com o que efetivamente foi entregue. E o produtor consegue, com isto, saber como agir no caso de encontrar inconsistências nas amostras coletadas na propriedade dele”, destacou o presidente da Aprosoja.

Na primeira semana, de 15 a 19 de outubro, as equipes percorreram um total de 8.648 quilômetros, aplicaram 181 questionários, e coletaram 261 amostras, entre sementes e fertilizantes, nas regiões oeste e norte, percorrendo cidades como Diamantino, Deciolândia, Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis, Campos de Júlio, Sapezal, Sinop, Sorriso, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Tapurah, Vera, Santa Carmem.

O gerente institucional da Aprosoja, Nery Ribas, avaliou o trabalho da primeira semana como excelente. “Foi extremamente produtiva, deu pra ver a situação das regiões visitadas em relação ao plantio e chuva. Os produtores estão com boas expectativas pra safra 2012/13 em relação a preço e comercialização e satisfeitos com a suspenção do pagamento de royaties”.

Parcerias - O Circuito Tecnológico conta o patrocínio do Sicredi, Basf e Chevrolet. O projeto encerra nesta sexta (26) e os resultados serão divulgados na segunda quinzena de novembro. . Acompanhe o dia a dia do Circuito Tecnológico pelo blog: www.circuitotecnologico.wordpress.com.br.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.