CI

Cisterna é alternativa para propriedades rurais

O aproveitamento da água da chuva é uma das saídas para amenizar os impactos da estiagem


O aproveitamento da água da chuva é uma das saídas para amenizar os impactos da estiagem em muitas propriedades rurais. Esta é a proposta apontada por pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia - SC), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, avaliando os efeitos da estiagem, que já atinge a maioria das propriedades da região Sul, especialmente no Oeste Catarinense.

A recomendação dos pesquisadores é a construção de Cisterna para captação e armazenamento da água da chuva em propriedades rurais, que, além de reduzir os riscos da falta de água, é uma alternativa para que os produtores não tenham dependência excessiva das fontes superficiais de abastecimento.

Esta tecnologia não é uma inovação e sim uma prática muito utilizada em países como a Austrália e a Alemanha, que permite a captação de água de boa qualidade, de maneira simples e efetiva, em termos da relação custo-benefício, explica o pesquisador Paulo Armando de Oliveira.

"A cisterna é um reservatório para o armazenamento de água da chuva, que poderá ser usada pelo suinocultor ou avicultor não só para a limpeza e manutenção das instalações, mas também para o consumo dos animais", disse o pesquisador. Porém, para assegurar a qualidade da água armazenada na cisterna é necessário que o produtor invista em unidades de filtragem e de tratamento da água. "A água captada nos telhados das edificações é carregada de partículas, como galhos, sujeira, folhas, que são matérias orgânicas que se deterioram e contaminam a água", explicou Paulo Armando.

As vantagens da construção deste sistema podem ser listadas a partir da redução do consumo de água potável na propriedade e do custo de fornecimento da mesma em épocas de estiagem. Outra vantagem apontada pelos pesquisadores da Embrapa é que o sistema contribui com o meio ambiente no sentido ecológico, pois não desperdiça um recursos natural e disponível em abundância no meio rural.

A construção de cisternas também auxilia na contenção de enchentes e a erosão, represando parte da água que é drenada para os rios, e contribui com a conservação de água, a auto-suficiência e com a postura correta perante os problemas ambientais existentes no meio rural.

A cisterna é formada por um conjunto de estruturas composta pelo sistema de captação, sistema de filtragem, reservatório de armazenamento e sistema de tratamento da água. Existem basicamente dois modelos de cisterna: um para captação de água do telhado e outro para captação de água de áreas pavimentadas ou áreas de drenagem.

Pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves alertam os produtores que a construção da cisterna deve ser feita com observação de legislação quanto ao local e as distâncias das edificações existentes, sistemas de produção de suínos e aves e divisas. "O objetivo disso é minimizar os riscos de contaminação da água, mesmo que se tenha um sistema completo de filtragem e tratamento", informa o pesquisador Paulo Armando.

Os custos para construção de uma cisterna, de acordo com levantamentos e estudos dos pesquisadores, é relativamente acessível e depende muito do dimensionamento do sistema, que deve ser feito por técnicos. "Se bem dimensionado, a cisterna fica em torno de R$ 6 a 8 mil, incluindo o sistema completo, desde a captação até o tratamento", finaliza o pesquisador.

Mais informações técnicas sobre a construção de cisternas podem ser encontradas na página eletrônica da Embrapa Suínos e Aves (www.cnpsa.embrapa.br), no link Eventos, no Seminário sobre Cisterna. Apostilas do evento e folders estão disponíveis gratuitamente para os interessados.

Dúvidas podem ser encaminhadas para o Serviço de Atendimento ao Cidadão - SAC da Unidade, pelo e-mail [email protected] ou por telefone 49.442.8555 - ramal 352.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.