CI

Citricultores da região de Botucatu (SP) se unem para reformar creche que atende filhos de trabalhadores da citricultura

50 crianças entre quatro meses e 14 anos que frequentavam o local para reforço escolar.


Foto: Fundecitrus

Tema escolhido homenageia o setor citrícola, que tem realizado ações de apoio à instituição desde 2019

Em 2019, o Fundecitrus esteve na creche Irmã Ceci, na zona rural de Botucatu (SP), para realizar uma ação de manejo externo contra o greening, substituindo mais de 20 plantas de citros doentes por mudas de outras frutíferas.

Os frutos dos pés de laranja, limão e tangerina eram utilizados para fazer suco, oferecido às 50 crianças entre quatro meses e 14 anos que frequentavam o local para reforço escolar, aulas de inglês e educação física. Para a continuidade do fornecimento da bebida, os citricultores da região se uniram e passaram a doar laranjas semanalmente à escola.

Seguindo os trabalhos de cuidado e auxílio à instituição, que atende filhos de trabalhadores rurais, a maioria ligados à citricultura, citricultores da região se uniram novamente, dessa vez para auxiliar com os custos de reformas para adequar a creche de acordo com orientações recebidas durante a pandemia.

Além de um ambiente mais seguro, a reforma e a redecoração também buscaram manter o lado lúdico a parir de referência à citricultura. “Fizemos desenhos de citros pelos cômodos da instituição para trazer um ambiente mais aconchegante e alegre para as crianças e para reforçar o nosso agradecimento ao setor citrícola”, disse a diretora da creche Irmã Ceci, Marcia Barros.

Para o administrador da fazenda Alfacitrus, Anderson Mello, um dos responsáveis por reunir os citricultores, em parceria com o Fundecitrus, para ajudar com os custos da reforma, fazer parte dessas ações é determinante para a valorização da cadeia citrícola, atividade predominante na região. “O que cada citricultor puder fazer, de acordo com as suas condições, buscando facilitar a vida dessas crianças e de seus familiares, faz a diferença na vida dessas pessoas”.

Para rever a primeira ação, contra o greening, realizada na creche, confira o vídeo a seguir do Minuto da citricultura: https://www.youtube.com/watch?v=aJnF4q0Fbi8.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.