CI

Citricultura é tema de Dia de Campo em Paim Filho

Família Vicenzi sempre teve aptidão para trabalhar com a fruticultura


A família Vicenzi, do município de Paim Filho, sempre teve aptidão para trabalhar com a fruticultura. O primeiro pomar foi instalado há 18 anos. E nesta terça-feira (18/09) as porteiras da propriedade, localizada na Linha São Cristóvão, foram abertas para receber cerca de 130 pessoas, que participaram do Dia de Campo Microrregional de Citricultura. O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar e pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura. 

Foram quatro estações técnicas apresentadas pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar. Na primeira, o técnico em agropecuária Jair Griebler abordou os aspectos importantes na implantação do pomar de citros. Na segunda estação, o técnico em agropecuária Ivonir Biesek, falou sobre o manejo do pomar de citros. Já na terceira, o engenheiro agrônomo Nilton Cipriano de Souza trouxe informações sobre tratamento fitossanitário e controle de pragas e doenças em citros. E na quarta estação os engenheiros agrônomos Amauri Pivotto e Leônidas Cesar Dutra falaram sobre o custo de implantação e rentabilidade do parreiral, além de apresentar informações sobre o Programa Estadual de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar.

A propriedade da família Vicenzi tem 26 hectares, sendo três hectares com cultivo de laranja e dois hectares com uvas. Eles ainda têm produção de leite, milho e mel. Para a família foi um dia especial. ?É gratificante a gente receber as pessoas que tem as mesmas dificuldades que a gente, o mesmo propósito de desenvolver o seu setor econômico e mais ainda poder contribuir com a Emater, porque ela sempre foi parceira e sempre esteve presente. A Emater consegue transferir a tecnologia para as pequenas propriedades?, disse o anfitrião Júnior Paulo Vicenzi, filho de Leonardo e Elza. Júnior reforçou ainda que as pequenas propriedades podem produzir com qualidade e quantidade e boa renda. ?O importante é fazer o básico, buscar assistência técnica da Emater porque sempre há novas tecnologias que podem ser implementadas?, finalizou. 

De acordo com o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar de Paim Filho, Marcos Galeti, a família, apesar das dificuldades em especial em função do relevo, nunca desistiu da fruticultura. O gerente regional da Emater/RS-Ascar Oriberto Adami enalteceu o trabalho da família e da Instituição no município. ?Estamos retomando esse trabalho técnico junto à citricultura. É uma atividade com boa rentabilidade e uma boa alternativa para muitas propriedades. Mas para implantar deve ser avaliada a aptidão da família, o local, ou seja, fazer um planejamento. O mercado existe e está organizado?, disse Adami. O Dia de Campo contou com o apoio do Sindicato Rural e do Sicredi. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.