CI

Citricultura enfrenta forte crise desde 2012 e produção cai

IBGE aponta queda de 9,4% na produção de laranja


por

A produção de laranja deve ser menor no Brasil. Segundo o levantamento o IBGE, a estimativa de setembro está 9,4% menor que a de agosto, totalizando 16,3 milhões de toneladas da fruta. A área a ser colhida e a área total também diminuíram, 1,5% e 5,9% respectivamente. A produtividade teve decréscimo de 8%.


O estado de São Paulo, responsável por 72,7% da produção nacional, teve queda de 12,2% frente ao levantamento do mês passado. Segundo o IBGE, 2013 ainda reflete as perdas no estado em 2012 devido ao fluxo de estoque. Com a dificuldade de comercialização, houve casos de frutas apodrecendo nos pomares.

Outro ponto que influenciou negativamente foi a crise no mercado europeu e as sanções impostas pelos EUA, ambos grandes compradores do suco brasileiro.

A laranja para indústria fechou o mês com preço de R$ 7,66/caixa em São Paulo, valor considerado baixo pelos produtores.  As erradicação de pomares são significativas, reflexo do período difícil por que passa a citricultura, principalmente a laranja destinada à indústria de suco.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.