CI

CITROS/CEPEA: Clima frio e dificuldades de transporte e abastecimento desaquecem vendas

Mercado de laranja de mesa, as vendas estiveram desaquecidas nesta semana


Conforme pesquisas do Cepea, no mercado de laranja de mesa, as vendas estiveram desaquecidas nesta semana, devido ao clima mais frio em São Paulo e às dificuldades de transporte e abastecimento. Por causa da greve nacional dos caminhoneiros, iniciada na segunda-feira, 21, parte das frutas colhidas permaneceu nos veículos paralisados nas estradas – principalmente as que tinham outros estados como destino. Neste cenário, produtores consultados pelo Cepea optaram por interromper a colheita nesta semana, no intuito de evitar prejuízos. A comercialização, portanto, tem se limitado a frutas remanescentes da colheita do fim de semana.

Assim, a média da pera, na parcial desta semana (de 21 a 24 de maio), é de R$ 27,75/cx de 40,8 kg, na árvore, aumento de 2,9% frente à anterior. Quanto à lima ácida tahiti, a paralisação também impactou os mercados interno e externo. Segundo colaboradores do Cepea, compradores estão receosos em adquirir a fruta e não recebê-la, enquanto produtores consultados pelo Cepea temem ser prejudicados pela dificuldade de escoamento. Nesta semana, a média de comercialização desta fruta é de R$ 40,60/cx de 27 kg, colhida, queda de 16% em relação à semana passada – essa baixa se deve a um reajuste frente aos elevados patamares de semanas anteriores.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.