CI

Classificação vegetal em foco

curso de classificação de soja e milho acontece em Cuiabpa (MT)


A seleção e classificação de sementes são bases do equipamento da agricultura, sendo fundamentais para a otimização de qualquer sistema produtivo no campo. Esta operação, quando feita pelos agricultores em suas propriedades, proporcionam consideráveis reduções de custos, o que é desejável desde que não haja prejuízo do potencial genético das sementes. Para isso, é necessário que o técnico responsável pela lavoura de determinada propriedade esteja qualificado para fazer este trabalho por meio de cursos chancelados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária e abastecimento (Mapa).

Em Cuiabá, desde o dia 11 deste mês está sendo realizado um curso de classificação de soja e milho, oferecido pela empresa O Classificador. Os pré-requisito principal é a formação em agronomia, engenharia de alimentos ou outra profissão que tenha permissão de atuar profissionalmente com qualidade vegetal. De acordo com o coordenador do curso, o engenheiro agrônomo Charles Pantoja, o beneficiamento visando a classificação de grãos e sementes por tamanho proporciona a agregação de valores ao produto, por melhorar o aspecto, a conservação e a qualidade, além de fortalecer e tornar mais ágil a comercialização e facilitar o acompanhamento das variações de preços no mercado e avaliação fiel do seu produto ao eximir as dúvidas quanto à sua origem e qualidade.

O classificador também está habilitado para indicar os melhores locais para venda, levando em conta a apresentação do produto e as exigências de cada grupo de consumidores. Na primeira fase do curso o profissional aprende sobre a legislação geral da classificação vegetal, entendendo de todas as leis de fiscalização. Na segunda fase são apresentadas as legislações específicas de cada produto, no caso deste curso as regras para a soja e o milho. Segundo Pantoja, até 4 anos atrás os profissionais de Mato Grosso tinham que se deslocar para as regiões Sul e Sudeste para fazer o curso de classificador. As informações estão disponíveis no site:
Armazenagem - Em Primavera do Leste acontece um curso de Armazenagem e Conservação de Grãos, também em novembro. O evento pretende rentabilizar o segmento armazenador e aumentar a renda no campo, capacitando e proporcionando aos participantes conhecimentos das melhores práticas referentes à Armazenagem e Conservação de Grãos, Operação e Manutenção de Equipamentos -Secadores de Grãos, Máquinas de Limpeza, Transportadores, Tendências em Analise de Umidades, Sistemas de Exaustão, Automação, entre outros. Informações: [email protected] ou pelo telefone: (51) 3273-8541

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.