CI

Classificatória ao Freio de Ouro em São Paulo promove integração de regiões

Exemplares de pelo menos sete estados brasileiros são esperados para a seletiva e a Exposição Passaporte


Exemplares de pelo menos sete estados brasileiros são esperados para a seletiva e a Exposição Passaporte

O município de Itu, em São Paulo, realiza entre os próximos dias seis e dez de julho duas provas oficiais da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Animais das regiões de Mato Grosso, Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul irão participar da Classificatória ao Freio de Ouro e da Morfologia Passaporte, que será realizada na Fazenda Capoava. Em torno de 50 a 60 conjuntos devem disputar a Classificatória que irá definir até oito finalistas para Esteio, em agosto, e cerca de 57 animais participarão do Passaporte.

Esta é a segunda classificatória de Itu. Segundo o vice-presidente de Comunicação e Marketing da ABCCC, Onécio Prado Junior, a primeira que ocorreu no ano passado foi excelente desde os participantes até o público que se fez presente. Afirma que, para este segundo ano consecutivo de evento, a expectativa é muito boa dentro da política da Associação de levar o cavalo Crioulo para outros centros, incentivando o crescimento da raça nas outras partes do Brasil, como Sudeste, Centro e Centro-Oeste.

O dirigente destaca que a ABCCC aproveitou para realizar junto com a classificatória o Passaporte da Região de São Paulo. “Nós estamos esperando um evento maior ainda do que foi no ano passado, quando tivemos a participação de muitos Estados. Acredito que será um evento excelente e que vai fomentar o desenvolvimento do cavalo Crioulo na região”, salienta.

Os números comprovam a evolução da raça Crioula em São Paulo. Em 2015, o crescimento registrado foi de 8,2%, em relação à 2014, segundo dados da ABCCC. O número de animais passou de 9,42 mil para 10,2 mil exemplares. Fora os Estados da região Sul do Brasil, os paulistas compõem o maior plantel do país. O crescimento registrado ficou acima da média do Brasil, que foi de 6,4% no ano de 2015 e manteve a média da região Sudeste, que também cresceu 8% no ano passado.

Para avaliar os animais em prova e selecionar os melhores na Classificatória, dois trios de jurados farão parte do evento. No julgamento das fêmeas, estarão Luiz Martins Bastos Neto, Felipe Caccia Maciel e João Francisco Silveira da Silveira. Segundo Bastos Neto, que também fará o julgamento no Passaporte, a expectativa para a Classificatória de Itu é muito boa, pelo excelente nível de pista e de gado. “Esperamos que seja um evento que acrescente para a raça Crioula, principalmente com a ideia de expansão para o Norte e Brasil Central, com importantes animais correndo a prova, com um bom nível funcional”, afirma.

Com relação ao Passaporte, Bastos Neto tem a expectativa de que terá um bom nível porque participarão cabanhas importantes que criam Crioulo na região do Paraná e São Paulo. “Acredito que estas cabanhas irão levar animais para tentar o Passaporte para Esteio, para não precisar esperar pela prévia. Por isso, espero que seja um evento qualificado”, salienta.

Já o trio que irá julgar os machos é formado por Carlos Marques Gonçalves Neto, Mário Móglia Suñe e Roither Bez Barzan. Para o jurado Gonçalves Neto, a perspectiva é de um excelente evento, com um grande volume de animais inscritos e um alto nível de provas. “Com a participação de muitos animais credenciados na região de São Paulo, além dos Estados do Sul e de Brasília, a perspectiva é de uma grande Classificatória em lugar bonito de muito desenvolvimento”, garante.

Confira a programação

6 de julho (quarta-feira)  
       
14h - Concentração de Machos
17h - Exame de Admissão - Morfologia Passaporte      
                    
7 de julho (quinta-feira)          

8h - Início julgamento Morfologia Passaporte
14h - Continuação julgamento Morfologia Passaporte
17h - Início admissão Classificatória
19h - Término admissão Classificatória     
                        
8 de julho (sexta-feira)

8h - Julgamento Morfológico - Fêmeas/Machos
11h - Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas - Fêmeas/Machos    
                         
9 de julho (sábado)

8h - Prova Mangueira - Fêmeas/Machos
14h - Prova de Campo - Fêmeas/Machos     
                       
10 de julho (domingo)

9h - Fase Final (Mangueira/Bayard-Sarmento/Prova Campo)
12h - Encerramento e entrega de Prêmios

Foto: Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação
Texto Rejane Costa/AgroEffective

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.