Clima adverso reduz a previsão da safra agrícola do ano

Agronegócio

Clima adverso reduz a previsão da safra agrícola do ano

O ministro lembrou que no levantamento anterior a Conab previa a produção de 119 milhões de toneladas
Por:
1 acessos

O levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) que será divulgado amanhã (12) no Ministério da Agricultura deve reduzir para menos de 115 milhões de toneladas a previsão da safra agrícola deste ano. A informação é do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, que participa no Rio de Janeiro, do 17º Fórum Nacional promovido pelo Instituto Nacional de Altos Estudos.

O ministro lembrou que no levantamento anterior a Conab previa a produção de 119 milhões de toneladas, número abaixo da previsão inicial de 132 milhões de toneladas. "Este ano, se não fossem as condições adversas de clima, sobretudo no Sul, teríamos uma safra de 132 milhões de toneladas. Vamos colher menos de 115 milhões de toneladas", disse.

Rodrigues afirmou que o agronegócio representa hoje 30% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, gera 37% do total de empregos do país e é responsável por 41% das exportações. Ele disse que o crescimento agrícola em parte se deve ao avanço tecnológico do setor. Destacou ainda as perspectivas de aumento das exportações para a Índia e a China baseada no horizonte de crescimento que os dois países têm para os próximos anos. Por isso, o Brasil propôs a criação de um comitê bilateral para discutir a relação comercial com a China.

Na sua palestra, o ministro disse que ainda é baixo o nível de exportações para países do Mercosul. "Apenas 3% das nossas vendas são para o Mercosul, portanto não tem a menor importância em termos de exportação para o Brasil", acrescentou.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink