CI

Clima afeta cotações de grãos na bolsa de Chicago

A previsão de chuva nas áreas de plantio de soja e milho dos EUA motivou a queda


A previsão de chuva nas áreas de plantio de soja e milho dos Estados Unidos provocou queda nos preços futuros dos dois grãos na Bolsa de Chicago (CBOT). Em contrapartida, o dia foi de alta para o açúcar e o suco de laranja na Bolsa de Nova York (Nybot).

A maior variação ocorreu na soja, com queda de 2,5% para os papéis com vencimento em agosto, avaliados em 826 centavos de dólar por bushel. "Houve realização de lucros", diz Fábio Turquino Barros, analista da AgraFNP. No dia anterior, os preços haviam subido 1%. Segundo ele, o mercado está volátil, esperando chuvas.

Os contratos de milho com entrega em julho encerraram o pregão com desvalorização de 2,3%, cotados a 385 centavos de dólar por bushel. Durante toda a semana as cotações do grão estiveram em patamares mais baixos. "O mercado está olhando a curto prazo e, por isso, houve vendas", disse um analista. A previsão das consultorias é que o chamado "mercado de clima" - quando há muita volatilidade dos preços em virtude de chuvas ou secas nos Estados Unidos - deve durar até agosto.

Entre as altas do dia, destaque para a valorização dos preços do açúcar. O contrato 11 (para outubro) fechou a 9,60 centavos de dólar a libra-peso, ou seja, 1,3% superior à quarta-feira. Foi o segundo dia seguido com cotações mais elevadas. Segundo o analista Rafael Gutterres, da Safras & Mercado, os fatores para as altas foram técnicos e não fundamentais. De acordo com ele, está vencendo o contrato de julho e, com isso, há troca de posições. "Os fundamentos, no entanto, são de baixa, pois há superávit mundial", afirma o analista.

Mesmo percentual de valorização teve o contrato de setembro do suco de laranja, cotado a 134 centavos de dólar a libra-peso, na Nybot. Segundo analistas de mercado, o movimento foi causado por compras especulativas das indústrias. Foi a primeira valorização destes papéis nesta semana.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.