Clima agrava situação da pecuária de corte e de leite no RS

Agronegócio

Clima agrava situação da pecuária de corte e de leite no RS

Em alguns municípios da Campanha as pastagens estão seriamente prejudicadas
Por:
1271 acessos

A manutenção deste regime de poucas chuvas e sua distribuição irregular nesta primeira semana de 2011 agravaram a situação da pecuária de corte e de leite nas regiões Sul, Campanha e parte da Fronteira Oeste. Os animais perderam peso corporal e a produção leiteira foi reduzida. Em alguns municípios da Campanha as pastagens estão seriamente prejudicadas. O plantio de novas áreas está paralisado, e aquelas que estavam em sua fase inicial de desenvolvimento foram perdidas. Já na Zona Sul, apesar de a situação ainda preocupar os produtores, foram registradas precipitações irregulares e mal distribuídas em algumas localidades, que contribuíram para amenizar a situação.

Nas demais regiões do Estado a boa umidade presente no solo favorece as pastagens, com consequente beneficio nas condições corporais dos animais, que estão tendo reflexo em desempenho reprodutivo. Os índices de ganho de peso estão dentro do esperado para este período da estação.

Quanto à bovinocultura de leite, as condições climáticas da Campanha e parte da Zona Sul seguem preocupando os produtores e provocando redução na oferta do produto nestas regiões. O quadro apresentou pequena melhora em algumas localidades, mas se agravou principalmente nos municípios de São Gabriel, onde a redução já ultrapassa a 20%, em Candiota, Hulha Negra e Santana do Livramento com redução estimada em 40%. Em algumas propriedades com menor infraestrutura há registro de perda de animais por falta de água. Nas demais regiões a situação continua sendo considerada normal.

As informações são da assessoria de imprensa da Emater/RS-Ascar.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink