CI

Clima dificulta o plantio da safra de milho no RS

O percentual de área semeada evoluiu apenas dois pontos, alcançando 78%


O plantio da safra 2011/2012 segue mais lento do que gostariam os produtores gaúchos. Isso, segundo o Informe Conjuntural, elaborado pela Emater/RS-Ascar, porque as condições de umidade do solo, verificada nos últimos dias, têm impedido um avanço mais efetivo. Neste último período, o percentual de área semeada evoluiu apenas dois pontos, alcançando 78%. Na Região da Serra, onde o déficit hídrico vem se acentuando, houve a suspensão total do plantio na semana (24/nov 01/dez), assim como a aplicação de adubação de cobertura e controle das ervas espontâneas nas lavouras semeadas há mais tempo. Produtores que se arriscaram em aplicar nitrogênio vêm enfrentando severas perdas desse insumo por pouca umidade no solo, calor e ventos fortes, com as plantas sendo afetadas e sofrendo queimaduras foliares.

Nas demais regiões produtoras, a irregularidade das chuvas preocupa lavouras em floração (17% do total) e em enchimento de grãos (9% do total). Nessas áreas, as consequências da falta de umidade ainda são consideradas como reversíveis. Todavia, o prolongamento dessa situação poderá resultar em diminuição no rendimento final dessas lavouras.
 
 


Quanto aos preços, a semana não apresentou alterações significativas com a cotação média da saca de 60 kg, registrando pequena queda de 0,54% em relação ao período anterior, fixando-se em R$ 25,76.

As informações são do Informe Conjuntural da Emater/RS-Ascar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.