CI

Clima e bons preços puxam novo recorde na safra de grãos

Bons preços no mercado e uma melhor distribuição de chuvas são os principais fatores que impulsionam a safra 2007/08, que segundo a Conab é de 140,8 mi/t


Bons preços no mercado e uma melhor distribuição de chuvas são os principais fatores que impulsionam a safra 2007/2008 de grãos que já é superior em 6,8% ao ciclo passado (131,7 milhões de toneladas). O resultado do sétimo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é de 140,8 milhões de toneladas*, valor recorde.

Além das boas condições climáticas registradas nos últimos quatro meses, principalmente no Nordeste, o aumento na produtividade do milho 1ª safra e da soja, impulsionada pelos bons preços no mercado e pelo uso de novas tecnologias, também contribui para o crescimento da safra.

A soja saiu dos 58,4 milhões t da safra passada para 59,9 milhões t, um aumento de 2,7%. Já o milho segunda safra, que estava em 14,8 milhões t, chega agora a 17,4 milhões t, um acréscimo de 18,1%. O feijão 2ª safra teve crescimento de 39,6%, passando de 996,6 mil t para 1,4 milhão de t. A primeira safra do grão está totalmente colhida e o plantio da 3ª safra começa no final de abril. Também neste mês começa o plantio de trigo. Os primeiros números constarão da próxima pesquisa.

Área - A área total plantada é 1,1% maior, passou de 46,2 milhões de hectares do período passado para 46,7 milhões ha. Em relação ao arroz, a área diminuiu em todos os estados, exceto no Rio Grande do Sul, maior produtor nacional, onde há incremento de 11,2% (107,2 mil ha). Esse resultado ocorreu principalmente em função da retomada das áreas que deixaram de ser plantadas na safra anterior devido à escassez de chuvas. Já a área de algodão está praticamente definida, totalizando 1 milhão de hectares.

O estudo de campo foi feito no período de 10 a 14 de março, com a participação de 39 técnicos que percorreram 350 municípios em todo o país. Eles entrevistaram 1.053 consultores de órgãos dos governos federal, estadual e municipal.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.