Clima e falta de recursos para investimentos prejudica produção de cacau na BA

Agronegócio

Clima e falta de recursos para investimentos prejudica produção de cacau na BA

O clima e a falta de dinheiro para investir nas lavouras prejudicam a produção do fruto na Bahia, o que deve provocar queda na safra
Por:
272 acessos

O clima e a falta de dinheiro para investir nas lavouras estão prejudicando a produção do cacau no sul da Bahia. O resultado deve ser queda na safra.

Na propriedade em Itabuna, no sul da Bahia, a plantação de cacau ocupa 62% dos 620 hectares. Do lugar saiam cerca de 27 arrobas por hectare. Mas houve queda da produtividade neste ano. A plantação não dá mais do que 18 arrobas por hectare.

“Há muito vendaval na região. E essa fazenda foi muito atingida. Caíram aproximadamente três mil árvores, o que nos prejudicou bastante”, disse José Adenílson da Silva, técnico agrícola.

As dificuldades com a safra começaram ainda no mês de outubro, durante o período de floração, quando fortes ventos atingiram o sul da Bahia. Já entre novembro e dezembro, foi a seca que prejudicou o desenvolvimento dos frutos. Todos esses problemas somados causaram uma queda na produção de aproximadamente 30%.

Também houve queda de produtividade em outra propriedade da região. O agricultor José Fontes Júnior tem 260 hectares de cacau. Ele está colhendo 16 arrobas por hectare. Esperava colher 25 arrobas. O produtor reclama porque não vai conseguir cobrir os custos da lavoura e teme fazer empréstimo.

“Os juros são muito altos. Mesmo assim, não temos garantia nem de preço nem de produção”, disse seu José.

A safra do cacau que está saindo é a principal. A colheita começou no início de abril e deve se estender até o final do mês. De acordo com o Centro de Pesquisas do Cacau, a expectativa é que sejam colhidas 37 mil toneladas. A arroba do cacau é negociada por R$ 89,00.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink