CI

Clima e ferrugem preocupam produtores de Nova Mutum (MT)

Um veranico de 12 dias, no mês de novembro, segundo a Empaer pode causar redução da produção de soja


Os sojicultores já estão preocupados com a produtividade. Um veranico de 12 dias, no mês de novembro, segundo a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) pode causar redução da produção, principalmente na soja plantada precocemente.

Outro grande problema para o sojicultor, é o surgimento da ferrugem asiática. Diversos focos já foram constatados em áreas de Nova Mutum, onde foram plantados neste ano, 290 mil hectares de soja. Ou seja, além da queda na área plantada, o município ainda pode ter produção menor que a estimada, 835,200 toneladas, devido às doenças e problemas ocasionados pelo clima.

Já os cotonicultores, pretendem iniciar o plantio de algodão nos próximos dias. Ano passado, foram plantados 18.250 hectares. Neste ano, a expectativa é que o produto seja cultivado em 27 mil hectares, gerando uma produção de 89.100 toneladas. A Empaer ainda ressaltou ao Só Notícias que boa parte dos produtores fez troca de insumos por grãos para o cultivo de milho safrinha, o que pode ocasionar problemas sérios de armazenamento nesta safra.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.