Clima está favorável para algodão em Nova Mutum (MT)
CI
Agronegócio

Clima está favorável para algodão em Nova Mutum (MT)

As chuvas das últimas semanas não afetaram as plantações que estão em fase inicial de crescimento
Por:

Os 27 mi hectares destinados a cultura do algodão nesta safra já foram cultivados e os produtores estão atentos com o aparecimento de pragas e doenças. Se depender do clima não devem enfrentar muitos problemas. É o que declarou o secretário de Agricultura, Francisco de Moraes. Ele explicou que as intensas chuvas das últimas semanas não afetaram as plantações, que estão em fase inicial de crescimento. A estiagem dos últimos dias também animou o setor. “Quanto mais chuva mais contribui para aparecimento de doenças fungicas”, acrescentou.

Nova Mutum (MT) teve um aumento de 50% na produção da pluma este ano. O secretário explica que os custos e lucratividade em um hectare cultivado são equivalentes aos de três de soja. “Isso vai definir a lucratividade do produtor. Os custos com máquinas e defensivos são mais caros e é necessário um investimento maior”, enfatizou.

As primeiras lavouras só devem ser colhidas a partir de agosto. A expectativa, de acordo com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) é que sejam colhidos 89.100 toneladas. No ano passado, o município destinou apenas 18.250 hectares para a cultura.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink