CI

Clima está favorável para algodão em Nova Mutum (MT)

As chuvas das últimas semanas não afetaram as plantações que estão em fase inicial de crescimento


Os 27 mi hectares destinados a cultura do algodão nesta safra já foram cultivados e os produtores estão atentos com o aparecimento de pragas e doenças. Se depender do clima não devem enfrentar muitos problemas. É o que declarou o secretário de Agricultura, Francisco de Moraes. Ele explicou que as intensas chuvas das últimas semanas não afetaram as plantações, que estão em fase inicial de crescimento. A estiagem dos últimos dias também animou o setor. “Quanto mais chuva mais contribui para aparecimento de doenças fungicas”, acrescentou.

Nova Mutum (MT) teve um aumento de 50% na produção da pluma este ano. O secretário explica que os custos e lucratividade em um hectare cultivado são equivalentes aos de três de soja. “Isso vai definir a lucratividade do produtor. Os custos com máquinas e defensivos são mais caros e é necessário um investimento maior”, enfatizou.

As primeiras lavouras só devem ser colhidas a partir de agosto. A expectativa, de acordo com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) é que sejam colhidos 89.100 toneladas. No ano passado, o município destinou apenas 18.250 hectares para a cultura.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.