CI

Clima favorece colheita do feijão no Rio Grande do Sul

As condições meteorológicas permitiram a evolução, chegando próxima aos 60%


A semana foi utilizada basicamente na aceleração da colheita do feijão em todo o Estado do Rio Grande do Sul, pois as condições meteorológicas permitiram a evolução dessa fase da cultura, chegando próxima aos 60% da área total.

Como já divulgado no Informativo anterior, na pesquisa da Emater/RS-Ascar, a produtividade esperada nesse momento (1.274 kg/ha), não deverá ter alterações significativas até o final da colheita, pois menos de 10% das lavouras se encontram ainda em situação de risco quanto a umidade e basicamente as chuvas, têm ocorrido em quantidades mínimas adequadas para a cultura e as perspectivas, para até o final do mês, são semelhantes, segundo os órgãos de meteorologia.

Os valores que estão ocorrendo nos negócios desde o início da safra vem deixando os produtores de feijão preocupados. Existe um desestímulo geral desse setor produtivo em razão do aviltamento dos preços do grão no mercado, já se encontrando abaixo do preço mínimo estabelecido pelo Governo Federal para compra de estoques reguladores, desde o final do mês de junho de 2006, mas chegando agora a sua maior diferença que é de R$ 12,00 por saco de 60 quilos.

Nessa semana, o preço médio da saca de 60 kg do feijão preto recebido pelos agricultores gaúchos foi de R$ 35,00, caindo mais 5,96% em relação à semana passada. Segundo notícias veiculadas na imprensa do Estado, nos últimos dias, há por parte do governo federal, através da Conab, intenção de compra de feijão pelo preço mínimo, para amenizar a situação dos produtores da região Sul do país e também manter estoques reguladores no país. As informações são da assessoria de imprensa da Emater/RS.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.