CI

Clima favorece o avanço do plantio da soja

Segundo a Climatempo, houve um grande avanço no percentual de área plantada no Sudeste, Centro-Oeste e Sul


Após uma longa espera, as chuvas finalmente chegaram sobre a região central do Brasil. Segundo as informações da previsão do tempo da Climatempo, nos últimos três dias foram registrados chuvas em diversas localidades do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, permitindo o avanço do plantio da safra de verão e até mesmo o início em algumas propriedades rurais.

Entretanto, os volumes registrados foram muito variados, pois houve áreas que receberam mais de 40 mm de chuvas e áreas vizinhas não chegaram a registrar 5 mm. Muitos produtores ainda estão cautelosos em relação a dar sequência ao plantio da soja. Mas, de acordo com o que foi observado pela Climatempo, houve um grande avanço do percentual de área plantada em todas as regiões produtoras do Sudeste, Centro-Oeste e do Sul.

Clima sobre as lavouras Para as culturas do café e cana de açúcar, o retorno das chuvas também foram extremamente benéficas. Porém, nas áreas produtoras de Minas Gerais os volumes ocorridos de chuva foram extremamente baixos, o que ainda deixa a cafeicultura em estado de alerta, uma vez que essas áreas mineiras apresentam níveis baixos de umidade do solo.

No Sul, de acordo com a Climatempo, a passagem da frente fria e consequentemente a ocorrência de chuva manteve as condições bastante desfavoráveis à realização da colheita do trigo e demais culturas de inverno, bem como o plantio do arroz. Além disso, tanto para o trigo quanto para o arroz, tais condições meteorológicas estão ocasionando quebras bastante significativas nos potenciais produtivos das lavouras.

Previsão do tempo 

Além da chuva, outro fato que chamou bastante a atenção neste início de semana foi o frio intenso e até mesmo a ocorrência de geadas no Sul do Brasil. A presença de uma massa de ar polar sobre a região ocasionou a queda acentuada das temperaturas mínimas na madrugada de segunda-feira (23/10) em que os termômetros em muitos municípios chegaram a registrar valores inferiores a 5°C. Houve registro de geadas em áreas produtores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, mas não houve relatos de que essa geada provocou algum dano às lavouras, a não ser nas pastagens. A previsão da Climatempo para essa semana é de continuidade na ocorrência de pancadas de chuva.  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.