CI

Clima interfere em experimento de arroz

Não é recomendada a semeadura de cultivares de ciclo precoce no início de setembro


Foto: Marcel Oliveira

Entre os dias 6 a 10 de dezembro de 2021, as parcelas da cultivar IRGA 431 CL, do experimento de épocas de semeadura da Estação Experimental do Arroz do IRGA, em Cachoeirinha (RS), entraram no estádio reprodutivo R2, também conhecido como emborrachamento. A semeadura dessa época ocorreu em 1º de setembro, ou seja, a 1ª época do experimento, que conta com seis épocas de semeadura.

O estádio R2 é crítico no que diz respeito à temperatura, sobretudo às mínimas. A ocorrência de ventos secos ou úmidos reduz a fecundação e, por consequência, o número de grãos formados. Além disto, baixas temperaturas da água e do ar também podem causar esse efeito. O resultado é a redução da produtividade.

Além das baixas temperaturas, a menor radiação solar durante o período reprodutivo também contribui para a diminuição da produtividade. A cultivar IRGA 431 CL possui ciclo precoce e em semeaduras do cedo (início de setembro) entra precocemente no período reprodutivo. Neste ano, o IRGA 431 CL semeado em 1º de setembro entrou na diferenciação da panícula (R1) em 18 de novembro.

Nessa época de semeadura, a radiação solar ainda é baixa e, com isto, não há acumulo suficiente de radiação solar para alcançar altas produtividades. É por isto, que não é recomendada a semeadura de cultivares de ciclo precoce no início de setembro. Devido a esses fatores a recomendação é que a cultivar IRGA 431 CL seja semeada somente a partir do mês de outubro, preferencialmente do dia 15 de outubro a 10 de novembro. 

* Texto de Jossana Ceolin Cera e IRGA/RS

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.