CI

Clima melhora e soja cai forte nos EUA

Analistas descartam possibilidade de uma reconciliação total entre norte-americanos e chineses


Foto: Nadia Borges

O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago (CBOT) registrou na segunda-feira (13.07) uma baixa de 13,25 pontos no contrato de Agosto/20, fechando em US$ 8,75 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT fecharam a sessão com desvalorizações entre 14,00 e 15,50 pontos.

“Chuvas recentes no fim de semana e previsão favorável, transmitiram tranquilidade ao mercado, gerando ajustes de preços. Assim, a alta das últimas sessões anteriores, com seu prêmio de risco climático, foi anulada. Enquanto isso, a volta da tensão político/comercial com a China acrescentou fatores negativos”, aponta a T&F Consultoria Agroeconômica.

De acordo com a Consultoria ARC Mercosul, o mercado agrícola em Chicago inicia a semana com pessimismo pairando sobre as principais commodities agrícolas: “Mesmo com qualquer piora pontual das condições de safra nos Estados Unidos, as projeções climáticas para o Cinturão Agrícola continuam trazendo um cenário de estabilidade das chuvas e temperaturas medianas. Problemas pontuais existem por toda a região produtora de soja e milho estadunidense, entretanto não são problemas significantes para a safra como um todo”. 

“Além do mais, Trump afirmou neste fim de semana que não há possibilidades de uma ‘Fase 2 do Acordo Comercial’. Assim como a ARC vem alertando há meses, não vemos a possibilidade de uma reconciliação total entre norte-americanos e chineses enquanto Trump presidir a economia estadunidense. Já no Brasil, as exportações seguem aquecidas. Somente nesta última semana, foram embarcadas 2,23 MTs da soja em solo brasileiro, contra 96 mil toneladas na Argentina e 435 mil nos Estados Unidos”, concluem os analistas da ARC Mercosul.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.