CI

Clima prejudica qualidade do feijão no RS

O clima também vai influenciar na produtividade e qualidade da safrinha


Responsável por 43% de quebra na primeira safra de feijão preto no Rio Grande do Sul, colhida em fevereiro, o clima também vai influenciar na produtividade e qualidade da safrinha. Para o técnico da gerência de planejamento da Emater/RS, Renan Corá de Lima, além de atrasar a colheita, que deve se estender até o final do mês, a chuva no final do ciclo prejudicará a qualidade dos grãos. "A tendência é o produtor guardar os melhores para semente", diz.

Segundo Lima, a cotação da saca vem crescendo gradativamente desde dezembro e os R$ 83,71 pagos hoje já superam a média histórica. "A seca diminuiu a oferta e influenciou no preço". Com a seca, as perdas no primeiro ciclo refletiram diretamente no cultivo da safrinha. "Poucos plantaram e, desses, muitos não colheram ainda, porque o grão não germinou ou não conseguiu granar por causa da chuva durante a floração", explicou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.