CI

Clima preocupa arrozeiros gaúchos


Faltam apenas 15 dias para o início oficial da colheita da safra de arroz 2004/2005 nos municípios de Uruguaiana e Barra do Quaraí, os orizicultores já estimam as perdas causadas pela estiagem. Os dois municípios totalizam 86,6 mil hectares de área plantada do grão. O agrônomo Gustavo Hernandes, responsável pelo Irga em Uruguaiana, diz que a expectativa de 7,5 mil quilos por hectare foi frustrada. Hernandes projeta que a média deve chegar a 7 mil quilos, ainda superior à média histórica da região, 6,5 mil quilos/ha. Os orizicultores estão mantendo as lavouras a banho, aguardando para inundar a área no momento da emissão dos cachos. As barragens ostentam apenas 45% da capacidade para esta época do ano.

Os produtores de leite também se queixam da falta de chuva. Conforme Jorge Alvim da Silva, há 20 anos na pecuária leiteira, boa parte dos criadores depende dessa renda para sobreviver. A produtividade caiu 35% e a produção diária está em apenas 70 litros.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.