CI

CMN vota prorrogação dos investimentos e custeios

O CMN vota nesta quinta-feira a prorrogação das operações do crédito rural das safras 2003/04, 2004/05 e 2005/06 e dos recursos do BNDES vencidos ou a vencer neste ano


O Conselho Monetário Nacional (CMN) vota nesta quinta-feira (27-09), às 12h, a prorrogação das operações do crédito rural das safras 2003/04, 2004/05 e 2005/06 e dos recursos do BNDES vencidos ou a vencer neste ano. De acordo com o deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS), relator da subcomissão de política agrícola, endividamento e renda rural, o prazo máximo para a rolagem ou liquidação das parcelas de custeio passa de 28 de setembro para 30 de outubro. A data limite para pagamento mínimo de 15% dos investimentos, passa de 15 de outubro para 17 de dezembro. “Esse prazo é necessário para que o banco possa fazer os aditivos”, diz Heinze.

Segundo o parlamentar, o CMN também votará a autorização para as instituições financeiras reavaliarem a classificação de risco dos produtores. “É uma flexibilização da regra,” explica. De acordo com o deputado a norma é exclusivamente para essa safra por conta do atraso nas negociações das prorrogações das dívidas do setor. “O produtor ficou inadimplente não por culpa dele, mas pela demora na emissão das normas e isso elevou em muito o risco para as novas operações. Com a alteração, o acesso aos financiamentos fica mais fácil”, garante.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.