CMN vota prorrogação dos investimentos e custeios

Agronegócio

CMN vota prorrogação dos investimentos e custeios

O CMN vota nesta quinta-feira a prorrogação das operações do crédito rural das safras 2003/04, 2004/05 e 2005/06 e dos recursos do BNDES vencidos ou a vencer neste ano
Por:
195 acessos

O Conselho Monetário Nacional (CMN) vota nesta quinta-feira (27-09), às 12h, a prorrogação das operações do crédito rural das safras 2003/04, 2004/05 e 2005/06 e dos recursos do BNDES vencidos ou a vencer neste ano. De acordo com o deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS), relator da subcomissão de política agrícola, endividamento e renda rural, o prazo máximo para a rolagem ou liquidação das parcelas de custeio passa de 28 de setembro para 30 de outubro. A data limite para pagamento mínimo de 15% dos investimentos, passa de 15 de outubro para 17 de dezembro. “Esse prazo é necessário para que o banco possa fazer os aditivos”, diz Heinze.

Segundo o parlamentar, o CMN também votará a autorização para as instituições financeiras reavaliarem a classificação de risco dos produtores. “É uma flexibilização da regra,” explica. De acordo com o deputado a norma é exclusivamente para essa safra por conta do atraso nas negociações das prorrogações das dívidas do setor. “O produtor ficou inadimplente não por culpa dele, mas pela demora na emissão das normas e isso elevou em muito o risco para as novas operações. Com a alteração, o acesso aos financiamentos fica mais fácil”, garante.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink