CNA apresenta desempenho do setor pecuário em 2004

Agronegócio

CNA apresenta desempenho do setor pecuário em 2004

Por: -Admin
1 acessos

O Brasil bateu recordes na exportação de carne bovina no ano passado, obtendo receitas de quase US$ 2,5 bilhões, ou seja, elevação de mais de 60% na comparação com os resultados de 2003. O mercado internacional também pagou melhores preços pelo produto brasileiro, o que alavancou os resultados das exportações.

No campo, porém, o cenário não foi positivo, com aumento de custos de produção e estagnação no preço pago pelo boi gordo, conforme estudo da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea/USP).

Os dados consolidados da pecuária de corte em 2004 e as perspectivas do segmento para este ano são os temas de entrevista coletiva com o presidente do Fórum Nacional da Pecuária de Corte da CNA, Antenor Nogueira, que ocorre às 11h desta terça-feira (25-01) na sede da entidade, em Brasília (DF). Insumos de aço, utilizados na construção de cercas, por exemplo, subiram mais de 20% durante o ano passado.

O pecuarista brasileiro, portanto, enfrentou perda de renda em 2004, o que inibe investimentos no segmento e elevou o índice de abate de matrizes, tendência que a médio prazo pode reduzir a oferta de bezerros e dificultar a expansão do rebanho.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink