CI

CNA debate Programa de Crédito Fundiário Terra Brasil

O Terra Brasil está funcionando em 21 estados e no Distrito Federal, mas está sendo aprimorado para atender um número maior de agricultores


Foto: Marcel Oliveira

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu, na sexta (21), com o coordenador-geral de Crédito Fundiário da Ministério da Agricultura, Alberto Batista, e com os membros da Comissão Nacional de Empreendedores Familiares Rurais para discutir o novo Programa de Crédito Fundiário Terra Brasil, lançado em julho pelo governo. 

José Zeferino Pedroso, presidente da Comissão e da Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), e Júlio da Silva Rocha Júnior, presidente da Federação da Agricultura do Espírito Santo (Faes), participaram da reunião.

Batista falou sobre a estrutura do programa, que vai facilitar e agilizar o acesso ao crédito rural para aquisição de terras por meio do Terra Brasil, além de financiar até 50% de investimento em infraestrutura na área adquirida, com recursos do Fundo de Terras do Governo Federal.

“Queremos diminuir o gargalo na hora de negociar e acessar o crédito fundiário para financiamento dos imóveis rurais, porque é importante fomentar ainda mais essa política para os empreendedores familiares rurais que são uma parcela tão importante da nossa e economia”, disse Batista. 

O Terra Brasil está funcionando em 21 estados e no Distrito Federal, mas está sendo aprimorado para atender um número maior de agricultores. A iniciativa é voltada para trabalhadores rurais, posseiros, arrendatários e, inclusive, sucessores de produtores rurais, que tenham, no mínimo, cinco anos de experiência em atividades agropecuárias e não-proprietários ou com imóveis abaixo de 15 módulos fiscais.

“Por ser um programa de aquisição de terras, era um processo moroso que demorava em média 24 meses para o financiamento. Com o Terra Brasil buscamos um modelo simplificado, mas com qualidade.”

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.