CI

CNA defende redução de subsídios na OMC

Entre os avanços esperados pela CNA, em rodada na Suíça, está a proposta de eliminação dos subsídios às exportações em 2013


O assessor técnico da Comissão Nacional de Comércio Exterior da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antônio Donizeti Beraldo, participa esta semana da Reunião de Negociações Agrícolas da Organização Mundial do Comércio (OMC), em Genebra, na Suíça, para acompanhar os rumos das negociações da Rodada Doha. Entre os avanços esperados pela CNA para esta rodada de negociações está a proposta de eliminação dos subsídios às exportações em 2013.

A medida implica a retirada da União Européia (UE) dos mercados de cereais, carnes, açúcar e lácteos, abrindo espaço para países mais competitivos, como o Brasil. Atualmente, os europeus investem US$ 2,63 bilhões em promoção de exportações subsidiadas. A negociação de um limite para os gastos com apoio interno e a sinalização da UE em relação a cortes nas tarifas de exportações também estão entre as expectativas do setor rural brasileiro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.