CI

CNA defende veto ao projeto que inviabiliza exportação de gado vivo em Santos

Presidente da CNA encaminhou um ofício alertando para as consequências negativas em relação à proibição do transporte de cargas vivas


O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, encaminhou um ofício ao prefeito de Santos (SP), Paulo Alexandre Barbosa, alertando para as consequências negativas em relação à proibição do transporte de cargas vivas no município de Santos (SP).

Esta iniciativa, do vereador Benedito Furtado, seria uma barreira às exportações de animais vivos. Santos tem o maior porto do país e é ponto de embarque de rebanho bovino vivo brasileiro para outros países. O texto foi aprovado pelos vereadores e aguarda sanção do prefeito.  

No ofício, Martins justifica que a exportação de animais vivos, especialmente os bovinos, é uma atividade mundialmente consolidada e representa um canal de escoamento da produção, além de contribuir para melhorar a rentabilidade do produtor, para a geração de empregos e para a balança comercial brasileira. 

“Qualquer medida que afete – ainda que minimamente - a cadeia de exportação já internamente implementada trará imensurável prejuízo e danos irreparáveis, tais como a quebra de produtores de bovinos de corte e o fechamento de empresas exportadoras. Tudo isso, sem falar no abalo sistemático e severo à balança comercial e à economia nacional”, alega o presidente da CNA no ofício.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.