CI

CNA discute protocolo de classificação e tipificação de carcaças bovinas

Os integrantes avaliaram a evolução da proposta que deverá ser encaminhada ao Ministério da Agricultura


Foto: Marcel Oliveira

A Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou uma videoconferência na terça (23) para discutir o protocolo para a classificação e tipificação de carcaças bovinas. Os integrantes avaliaram a evolução da proposta que deverá ser encaminhada ao Ministério da Agricultura.

Entre os pontos debatidos estão a regulamentação da forma e dos parâmetros para a classificação de carcaças e a padronização dos atributos de qualidade, possibilitando a equalização das classificações em todo o Brasil e permitindo que o produtor seja bonificado pela qualidade do animal e da carne comercializada. A proposta também cria um modelo que seja utilizado em acordos internacionais e que traga transparência para o consumidor final.

“Queremos elaborar um documento em que a indústria possa nos orientar sobre qual tipo de animal temos que produzir para ter mais rentabilidade e alcançar outros mercados”, disse o presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da CNA, Antônio de Salvo.

Outro tema tratado na reunião foi o avanço do Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA). Os integrantes da Comissão avaliaram as mudanças feitas no calendário devido à crise gerada pelo novo coronavirus e a evolução das ações referentes ao plano estratégico em cada estado.

“É importante que o produtor rural tenha acesso a essas informações, o que irá trazer maior conhecimento sobre o tema e assim reduzir os temores do processo”, afirmou o assessor técnico da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da CNA, Ricardo Nissen.PEC

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.