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CNA faz balanço de ações do projeto Agro.Br

CNA apresentou à diretoria e ao presidente da entidade o balanço das ações do projeto Agro.Br durante reunião virtual


Foto: Nadia Borges

A Superintendência de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apresentou à diretoria e ao presidente da entidade, João Martins, o balanço das ações do projeto Agro.Br durante reunião virtual, na segunda (14).

O projeto é uma parceria entre a CNA e Apex-Brasil que capacita os produtores para o mercado internacional. O presidente da CNA, João Martins, afirmou que objetivo principal do Agro.Br é auxiliar o pequeno e médio produtor rural a melhorar o processo de produção e colocar o produto no mercado internacional.

“Estamos no caminho certo. Essa ação tem efeito multiplicador porque quando o produtor inscrito for beneficiado e entender que exportar não é tão complicado, ele vai estimular outros produtores a fazer o mesmo”, destacou Martins.

De acordo com a superintendente de Relações Internacionais, Lígia Dutra, o Agro.Br começou no início da pandemia e por isso precisou passar por uma reestruturação para se adaptar às novas exigências do mercado externo, como o surgimento de novos serviços digitais em substituição à burocracia existente.

Lígia explicou que neste ano o cenário internacional foi um incentivo às exportações. “Com a taxa de câmbio elevada, a alta procura do mercado externo por produtos agrícolas brasileiros e a eficiência na reestruturação do projeto, alcançamos resultados previstos em tempo recorde. O projeto foi planejado para três anos e está igualmente preparado para os desafios de 2021”, disse.

Desde o lançamento do projeto Agro.Br, em março, 650 empreendedores rurais se inscreveram demonstrando interesse em participar e 330 aderiram efetivamente ao projeto, enviando termo assinado nos padrões de convênio. Esse número representa 135% acima da meta prevista para o ano.

Durante o encontro virtual, a superintendente de Relações Internacionais informou que as próximas ações do projeto incluem: rodadas virtuais para mercados e setores estratégicos; fortalecimento da exportação do setor de lácteos para os Estados Unidos e para a China; concurso e rodada de negócios para os cafés especiais; treinamento de mercado para o setor de pescados; estabelecimento de escritório internacional em Singapura, entre outros.

Em seguida, o presidente João Martins abriu a palavra para os representantes das Federações de Agricultura dos estados. Para eles, o projeto consolida a estratégia de pensar na exportação desde a produção e que é necessária essa mudança de paradigma para que o mercado internacional seja acessado de forma eficiente.

O projeto Agro.Br conta com a parceria das Federações em Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul e, há dois meses, no Mato Grosso do Sul, além de ter um escritório em São Paulo, em parceria com a Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (OCESP).

“Essa parceira com as federações é fundamental para a operação do projeto na ponta, com a atuação e atendimento dos consultores estaduais”, explicou a coordenadora de Exportação da CNA, Camila Sande.

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