CNA leva Projeto Forrageiras para o Pecnordeste 2018
CI
Pecnordeste 2018

CNA leva Projeto Forrageiras para o Pecnordeste 2018

Os produtores rurais que circularam pela feira durante os dias do Pecnordeste conheceram as iniciativas do Projeto Forrageiras
Por:

Os produtores rurais que circularam pela feira durante os dias do Seminário de Pecuária (Pecnordeste), em Fortaleza (CE), conheceram as iniciativas do Projeto Forrageiras para o Semiárido – Pecuária Sustentável, desenvolvido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Uma delas é o aplicativo Orçamento Forrageiro, que auxilia o produtor na gestão do recurso forrageiro disponível na propriedade. O APP será apresentado aos visitantes no espaço chamado showroom, no estande do projeto e durante oficinas na arena. Nos três locais será possível conhecer o aplicativo e fazer simulações em totens e tablets disponíveis ao público.

“O produtor pode acessar o aplicativo através de uma conta de e-mail ou rede social e ao preencher algumas informações como tamanho da propriedade, tipo de vegetação e número de animais, por exemplo, o APP estima o saldo de reserva alimentar e esta informação permite ao produtor realizar o planejamento estratégico do potencial forrageiro da propriedade”, explicou Ana Carolina Mera, assessora técnica do Instituto CNA.

“Ao final, o APP informa se ele tem forragem suficiente para alimentar o rebanho, se não tem, o que ele precisa produzir mais, sugere que ele venda um número x de animais. Com isso, o produtor consegue visualizar como gerir os recursos forrageiros de forma mais eficiente e lucrativa.” 

O Projeto Forrageiras para o Semiárido completa um ano e está sendo implantado em todos os estados do Nordeste, além da região norte de Minas Gerais, com 13 Unidades de Referência Tecnológica (URTs) representativas do semiárido brasileiro. O projeto visa avaliar o potencial produtivo e a adaptação das plantas forrageiras às condições climáticas da região. 

“Também estamos apresentando ao público todas as plantas forrageiras que estão sendo testadas nas Unidades de Referência. A intenção é explicarmos a lógica do projeto, a sequência de informações e o que esperamos como resultado ao final da iniciativa“ ressaltou Ana Mera. 

As Unidades de Referência Tecnológica estão pesquisando 32 plantas forrageiras entre gramíneas anuais e perenes, variedades de cactáceas e de plantas lenhosas como novas fontes de alimentos para os rebanhos do semiárido.

Pecnordeste – O evento é promovido pela Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC) no período de 05 a 07 de julho no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O tema deste ano é Gestão e mercado: o caminho para o fortalecimento da pecuária nordestina. A programação inclui palestras, mesas redondas e painéis com a participação de todos os segmentos da pecuária. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink