CI

CNA levará a agricultura sustentável do Brasil para a Rio+20

Espaço AgroBrasil localizado no Pier Mauá, um dos locais oficiais da Conferência, manterá uma intensa programação


Espaço AgroBrasil localizado no Pier Mauá, um dos locais oficiais da Conferência, manterá uma intensa programação destinada a promover a agropecuária brasileira
Mostrar a realidade da agropecuária brasileira para o mundo. Esse é um dos objetivos da presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. A CNA lidera o espaço AgroBrasil, localizado no Pier Mauá, um dos locais oficiais do evento, que acontece entre os dias 13 e 22 de junho, na cidade do Rio de Janeiro. A ideia é ressaltar as vantagens da agropecuária desenvolvida no Brasil, destacando projetos e tecnologias destinados à produção de alimentos com conservação ambiental.

No espaço do estande, a CNA criará um túnel sensorial para mostrar aos visitantes o que é uma fazenda degradada e as tecnologias utilizadas para a sua recuperação. A ideia é que, durante o caminho, a propriedade se transforme. “Teremos um túnel virtual para explicar à sociedade a importância de tirar uma fazenda de um solo fraco e maltratado e a melhora de tudo isso por meio da tecnologia e boas práticas”, revelou a senadora. O espaço AgroBrasil será ancorado por projetos da CNA, entre eles o Biomas.

Desenvolvido pela entidade em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Projeto Biomas pretende ampliar o uso das árvores nas propriedades rurais para diversificar os sistemas produtivos com ganhos econômicos e ambientais. Para isso serão criadas soluções técnico-científicas à prática da produção sustentável e à preservação da água nos seis biomas brasileiros. Com 240 pesquisadores envolvidos, a senadora acredita que o projeto será um espelho para o mundo já que pode ser aplicado em qualquer bioma desde que respeitadas as características locais.

“Com 61% do território preservados, segundo os dados do Censo Agropecuário de 2006, o Brasil é um modelo de como produzir com qualidade e abundância”, diz a senadora Kátia Abreu. Otimista com a Rio+20, ela acredita que o País tem autoridade moral para discutir, em qualquer fórum, as questões ambientais. “Nós só produzimos arroz, feijão, carne e frutas em 27% do nosso território, enquanto 61% são preservados. Isso é uma riqueza e motivo de orgulho para mostrar ao mundo”, declarou.

Agenda Rio+20

A CNA divulgará, durante a Conferência, o documento de posicionamento do setor agropecuário para a Rio+20, que recebeu contribuições de lideranças rurais, técnicos, produtores, universidades e instituições do agronegócio. Foram realizados workshops de orientação para a coleta de subsídios para o documento em Brasília (18/04), Uberaba/MG (02/05) e São Paulo (08/05), consolidados em propostas que serão apresentadas pela presidente da CNA, Kátia Abreu, no dia 21 de junho, em evento com a presença de autoridades e negociadores.

Os três workshops organizados pela CNA mobilizaram diversos segmentos do setor para o debate das posições que serão levadas à Rio+20. No primeiro encontro, em Brasília, reuniram-se os técnicos da área; o segundo, em Uberaba, concentrou os produtores rurais e, em São Paulo, foram recebidas contribuições do setor como um todo. Durante os workshops foram abordados temas como meio ambiente, inovação e tecnologia, educação no meio rural, segurança alimentar e nutricional e erradicação da pobreza.

Além deste evento, foi programada uma agenda de atividades, no espaço AgroBrasil, para o período de realização da Conferência, entre os dias 13 e 22 de junho, destinada a promover a agropecuária brasileira, difundir novas tecnologias e apresentar cases de sucesso de sustentabilidade. Localizado no Pier Mauá, um dos espaços oficiais da Conferência, o estande será aberto para o público no dia 13 de junho, a partir das 11h. No entanto, a abertura oficial do espaço acontece no dia 18 para a imprensa e autoridades.

O estande terá ainda apresentações de projetos e ações sobre a agropecuária brasileira. Temas como Extensão Rural, Agricultura de Precisão e Governança Climática farão parte dos seminários que ocorrem no dia 18, 19 e 20, respectivamente. No dia 22 haverá ainda o seminário sobre Bioenergia. O projeto de Capacitação da Agricultura de Baixo Carbono, a exposição multisensorial do projeto Biomas e a exposição da história da agricultura no Brasil são algumas das várias atrações do espaço AgroBrasil.

Durante a programação está previsto ainda dois lançamentos: a terceira edição do Fórum Internacional de Estudos Estratégicos para Desenvolvimento Agropecuário e Respeito ao Clima (FEED-2012) e a proposta de criação da área de preservação permanente mundial, ambos no dia 19. A APP Mundial será discutida no dia 20 em uma audiência pública conjunta das Comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), do Senado. A proposta foi apresentada em março, na França, pela CNA, Embrapa e ANA (Agência Nacional de Águas) durante o 6º Fórum Mundial da Água.

Veja a Programação completa em http://www.canaldoprodutor.com.br/rio20

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.