Agronegócio

CNA monta circuito que fortalece integração de produtores de aves e suínos

Foi apresentado ao setor produtivo integrado de aves e suínos do Centro Oeste
Por:
1132 acessos
A integração entre produtores e a agroindústria, conforme estabelece projeto de lei do Senado nº 330, aprovado em caráter terminativo na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), foi discutida nesta semana pela Comissão Nacional de Aves e Suínos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com representantes do segmento.


Na reunião, foi apresentado ao setor produtivo integrado de aves e suínos do Centro Oeste o conteúdo do projeto que será o instrumento a ser seguido nas negociações dos representantes dos produtores com a agroindústria.

Participaram do encontro membros das associações de produtores e federações de agricultura dos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais.

Foram debatidos itens básicos que os contratos devem conter, com o mínimo de obrigações e responsabilidades das partes. Destaque para a divisão de alguns riscos inerentes à atividade, como a gestão ambiental, o descarte de embalagens e questões sanitárias, e a criação de um canal de diálogo paritário entre produtores e agroindústria.


Encontros regionais – Esta foi a primeira de uma série de reuniões que a CNA irá promover nas diversas regiões produtoras do país. Serão realizados encontros semelhantes com os produtores de Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e dos estados da região Nordeste.


A matéria, de iniciativa da senadora Ana Amélia (PP-RS), tem sua razão de ser em função de mudanças feitas no Estatuto da Terra. É que, em 2007, a parceria de produtores de aves e suínos com a indústria foi retirada do Estatuto, deixando o segmento sem uma base legal para dirimir pendências e permitir acordos formais entre as duas partes, uma vez que o Código Civil também não tipifica esta relação.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink