CI

CNA participa de reunião da câmara temática de crédito, seguro e comercialização do agronegócio

Na ocasião foram apresentados os resultados dos grupos de trabalho (GTs), organizados por temáticas


Na ocasião foram apresentados os resultados dos grupos de trabalho (GTs), organizados por temáticas

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil participou nesta quinta-feira (29/09), em Brasília, de mais um encontro da Câmara Temática de Crédito, Seguro e Comercialização do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Na ocasião foram apresentados os resultados dos grupos de trabalho (GTs), organizados por temáticas, na última reunião da Câmara, que ocorreu em julho/2016.

O primeiro grupo de trabalho tratou do Programa de Subvenção ao Prêmio de Seguro Rural. O diretor do Departamento de Gestão de Risco e Recursos Econômicos da Secretaria de Políticas Agrícolas do Mapa, Vitor Osaki, apresentou a proposta de um novo modelo de subvenção ao prêmio de seguro rural, que vem sendo amplamente discutido no Mapa. No projeto, tradings e fornecedores de insumos pagariam uma parte do prêmio da apólice de seguro, complementando a subvenção governamental. “Essas empresas poderão ser incluídas como beneficiárias da apólice, reduzindo a classificação de risco do produtor, a inadimplência e, em médio e longo prazo, a taxa das apólices”, observou. 

Em seguida, o GT dos Títulos do Agronegócio tratou das mudanças necessárias na legislação para melhorar a operacionalização e o volume de emissão dos títulos do agronegócio, previstos na Lei Nº 11.076/2004. A MP 725, convertida na Lei 13.331/2016, permite a emissão dos títulos em moeda estrangeira, porém não viabiliza a emissão do lastro em moeda estrangeira, o que torna inexequível a operação.

Já o GT do Sistema Nacional do Crédito Rural apontou a necessidade de simplificação das normas e programas para a agropecuária.  O GT de Comercialização e Renda, organizado pela coordenadora da Área de Produção Agrícola da CNA, Natália Fernandes, apresentou proposta de projeto piloto de subvenção ao prêmio das opções privadas, amplamente discutido com a BM&FBovespa e com os Ministérios da Fazenda e da Agricultura.

Foram discutidos, ainda, a tributação na atividade agropecuária, a compra de terras por estrangeiros, a criação de um Cadastro Único dos Produtores Rurais e um Fundo Garantidor de Crédito.

Como encaminhamento, a Câmara Temática recomendou o envio da proposta do programa de subvenção ao prêmio das opções privadas aos ministros da Agricultura e Fazenda, a continuidade das discussões para um novo modelo de seguro rural, a integração gradual dos sistemas cadastrais do produtor e a articulação política para viabilizar novas fontes de financiamento para as próximas safras.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.