CI

CNA projeta crescimento de até 3,5% da área plantada na safra 2017/2018

A CNA acredita que o número pode chegar a 3,5%, ou seja, 60,4 milhões de hectares.



A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) tem uma projeção mais otimista sobre a área plantada na safra 2017/2018 em relação à divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta terça (10), em Brasília.

Enquanto a Conab estima a manutenção ou um aumento de área de até 1,8% sobre a safra 2016/2017 – em torno de 59,6 milhões de hectares -, a CNA acredita que o número pode chegar a 3,5%, ou seja, 60,4 milhões de hectares. A elevação seria puxada, principalmente, pela soja, com expectativa de crescimento na faixa dos 4,5%.

“Aproximadamente 600 mil hectares do crescimento da soja viriam sobre as áreas de milho, feijão e arroz e mais uns 900 mil hectares de pastagens e em áreas de expansão agrícola, principalmente no Matopiba e em Mato Grosso”, afirmou o assessor técnico da Superintendência Técnica (SUT) da CNA, Alan Fabricio Malinski.

A produção também deverá manter o bom desempenho alcançado na colheita passada. Segundo Malinski, mesmo com o atraso do início das chuvas nas principais áreas produtoras, as previsões para o restante da safra indicam clima favorável para o desenvolvimento das lavouras em praticamente todos os estados, contribuindo assim para que o rendimento fique dentro das expectativas.

“Dessa forma, a produção total de grãos poderá ser muito semelhante a do ano passado, acima de 230 milhões de toneladas”, disse.

Áreas menores - Na avaliação do assessor técnico da CNA, o milho de verão deverá ter recuo de aproximadamente 10% em área, especialmente na região Sul, em Minas Gerais e na Bahia. O motivo é o baixo preço ofertado no momento de tomada de decisão dos produtores.

O arroz apresenta a mesma tendência devido ao alto custo de produção. Com isso, a cultura deve ceder espaço para a soja, principalmente na região sul do Rio Grande do Sul. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.