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CNA realiza mais de 200 reuniões em rodada de negócios para o setor de mel, própolis e derivados

Os encontros foram promovidos em parceria com a Apex-Brasil


Foto: Pixabay

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) encerrou, na sexta (27), a rodada de negócios virtual do projeto Agro.BR para o setor de mel, própolis, derivados e outras preparações com a realização de mais de 200 reuniões, entre 24 empreendedores rurais e 21 compradores internacionais.

Os encontros foram promovidos em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Os principais mercados-alvo das negociações foram Alemanha, Estados Unidos, Canadá, França e Espanha.

“É nítida a evolução dos empreendedores brasileiros ao longo de um ano e meio de Agro.BR. A gente percebe que as empresas estão mais preparadas para negociar”, afirmou o assessor técnico de Relações Internacionais da CNA, Rodrigo da Matta.

Para ele, a produção brasileira de mel é muito rica, com variedades e de diferentes floradas. “Com a produção espalhada, a gente consegue agregar valor à produção e trabalhar junto aos produtores para que eles alcancem o mercado internacional”.

O produtor de mel, Leonardo Cardoso, da empresa Mel do Sol, é inscrito no Agro.Br e participou da rodada de negócios. “É uma oportunidade de saber quais são as demandas por produtos brasileiros, os requisitos e o nível de exigência dos compradores internacionais”.

Leonardo começou na atividade em 1981 e uma década depois passou a industrializar a produção. Hoje, os 10 mil quilos de mel mensais seguem para a loja da família, em Brasília. Do seu entreposto, em Águas Lindas de Goiás, sai frasco de mel de laranja, eucalipto, aroeira, cipó uva, café, marmeleiro, uva Japão e o tradicional silvestre.

“As pessoas tinham uma ideia equivocada de que mel era tudo igual. Mas isso não existe, o mel é um dos produtos com mais variabilidade do mundo. A rigor, dificilmente existem dois méis idênticos, porque dependem de abelhas e de plantas”, disse Cardoso.

Números – Segundo análise da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com base nos dados do Ministério da Economia, o Brasil exportou US$ 11,2 milhões em produtos apícolas em julho de 2021. No acumulado do ano, as exportações do setor alcançaram US$ 125,6 milhões, um aumento de 124,6% com relação ao mesmo período de 2020.

Agro.BR – O projeto é um convênio entre a CNA e Apex-Brasil voltado para a internacionalização do agro brasileiro. A iniciativa auxilia empresários do setor, viabilizando negócios internacionais para aumentar a presença de pequenos e médios produtores no comércio exterior. Saiba mais. Assista a reportagem completa que foi ao ar no programa Nosso Agro.

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