CI

CNA vai à justiça contra tabela de fretes

O valor do frete para cargas de grãos teve aumento que varia entre 35% e 150%


A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) encaminhou na terça-feira (12.06) uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra a tabela de preços mínimos do frete para o Supremo Tribunal Federal (STF). A medida faz parte do pacote proposto pelo governo federal para acabar com a paralisação dos caminhoneiros em maio. 

A CNA já havia divulgado, na semana passada, um estudo afirmando que a partir do novo tabelamento, o valor do frete para cargas de grãos havia sofrido um aumento que variava entre 35% e 150% em relação aos preços existentes antes da medida.  A pesquisa teve como amostragem os caminhões com capacidade para 38 toneladas, que saíam de quatro regiões produtoras de soja do país e descarregavam nos portos de Santos (SP) e Porto Velho (RO). 

Na oportunidade, a assessora técnica da Comissão Nacional de Logística e Infraestrutura da CNA, Elisangela Pereira Lopes, havia explicado o aumento nos preços depois do tabelamento. Segundo ela, os custos para o caminhoneiro aumentaram de 35% a 50% se o caminhão volta do porto carregado com algum insumo ou outra mercadoria e podem chegar a 150% se voltar vazio, sem o frete de retorno. 

Os números indicam que o valor mínimo do frete para caminhões sem cargas é 115% maior se comparado ao que era pago antes da tabela proposta pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Vale lembrar também que a entidade já editou a tabela de preços para eixo por duas vezes desde que sua primeira versão foi lançada no dia 30 de maio, sendo que ambas foram baseadas em uma medida provisória. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.