CO2 dificulta absorção de nutrientes das plantas
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,200 (0,72%)
| Dólar (compra) R$ 5,63 (0,59%)

Imagem: Pixabay

DESCOBERTA

CO2 dificulta absorção de nutrientes das plantas

Estudo examina vários tipos de ecossistemas
Por: -Leonardo Gottems
618 acessos

Pesquisadores da Universidade de Gotemburgo revelaram agora que a concentração de nitrogênio no tecido vegetal é menor no ar com altos níveis de dióxido de carbono, independentemente de o crescimento da planta ser estimulado ou não. O estudo foi publicado na revista Global Change Biology. 

O pesquisador Johan Uddling tem trabalhado com colegas suecos e internacionais para coletar dados sobre como níveis elevados de dióxido de carbono afetam o crescimento das plantas e a absorção de nitrogênio. O estudo examina vários tipos de ecossistemas, incluindo plantações, pastagens e florestas, e inclui experimentos de campo em grande escala conduzidos em oito países em quatro continentes. 

“Os resultados do estudo são inequívocos. O conteúdo de nitrogênio nas plantações é reduzido em atmosferas com altos níveis de dióxido de carbono em todos os três tipos de ecossistemas. Além disso, podemos ver que este efeito negativo existe independentemente de aumentar ou não o crescimento da planta, e mesmo se fertilizante for adicionado. Isso é inesperado e novo ", diz Johan Uddling, professor sênior do Departamento de Ciências Biológicas e Ambientais da Universidade de Gotemburgo. 

Quando os níveis de dióxido de carbono no ar aumentam, as safras futuras terão conteúdo reduzido de nitrogênio e, portanto, níveis reduzidos de proteína. O estudo descobriu isso tanto para o trigo quanto para o arroz, as duas safras mais importantes do mundo. O estudo também revela que a força do efeito varia em diferentes espécies de pastagens, o que pode impactar a composição de espécies desses ecossistemas. 

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink