Cobertura verde é ideal para recuperar o solo da safra de verão

Pastagem

Cobertura verde é ideal para recuperar o solo da safra de verão

Aveia, centeio, ervilhaca e misturas são as mais recomendadas
Por: -Eliza Maliszewski
665 acessos

A medida em que vão se encerrando as colheitas de verão, como soja e milho, os produtores rurais já começam a implantar a cobertura verde do solo. E isso é o mais recomendado, conforme a Emater-RS.  Um dos primeiros passos é eliminar as invasoras voluntárias e resistentes por meio do uso de dessecantes para as culturas onde houve a colheita mecanizada e especificamente no caso do tabaco, onde os talos devem ser retirados e ser feita a descompactação do solo para remontar os camalhões, fazendo a gradeação. 

Quanto às espécies mais recomendadas para a cobertura estão a aveia, centeio, ervilhaca, misturas de nabo/aveia, aveia/ervilhaca, e ainda para quem conseguir, o tremoço. “O que ocorre em muitos casos é o completo abandono de técnicas de manejo adequadas para o solo, que poderiam garantir melhores colheitas e um aproveitamento ainda maior do seu potencial”, reforça o chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar Vicente Fin.

Além do potencial de recuperação o produtor pode acelerar o apodrecimento da soqueira da cultura anterior, evita a compactação por chuva e desmobilização do solo e redução de erosão além de preservar os microorganismos do solo. O produtor também pode fazer uma análise de solo para ver se há necessidade de correção com calcário.
 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink