CI

Cocamar já recebe embalagens vazias de agrotóxicos

A cooperativa reiniciou o recebimento em todas as unidades no último dia 06


Com o início do plantio da safra de verão, é hora do produtor rural ficar de olho nos prazos de devolução das embalagens vazias de agrotóxicos. A Cocamar reiniciou o recebimento em todas as unidades no último dia 06 e orienta os associados a procurarem sua unidade para conferir os limites de prazo para entrega.

A cooperativa ressalta a obrigatoriedade legal da devolução alertando que o agricultor que negligenciar a lei está sujeito a punições que começam com multas e podem render processos judiciais. Isso porque abandonar ou dar qualquer outro destino às embalagens tóxicas que não seja a devolução é considerado crime ambiental punível com até 4 anos de prisão.

“Além disso, os órgãos ambientais já estão começando a fiscalizar as propriedades rurais” afirma o engenheiro agrônomo Osvaldo Danhoni, responsável pela área ambiental da Cocamar.

Danhoni lembra que além de devolver os vidros e frascos, o produtor não pode esquecer de fazer a tríplice lavagem das embalagens. Isso deve ser feito no momento da pulverização, agitando bem o frasco e despejando o líquido no tanque do pulverizador. A operação deve ser repetida mais duas vezes. “Com estes cuidados, reduzimos os riscos de contaminação”, diz Danhoni.

A Cocamar recebeu 282 mil embalagens este ano e aguarda outras 200 mil até término do prazo para devolução. Segundo Danhoni, quase tudo é devolvido pelos associados. “A devolução só não atinge 100% porque em muitos casos nem tudo o que foi adquirido é usado no mesmo ano”. As informações são da assessoria de imprensa da Cocamar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.