CI

Cocamar quer incrementar produtividade de grãos

Os trabalhos estarão focados em duas práticas, a produção de palhada em grande volume e com qualidade e a rotação de culturas


Em parceria com instituições como o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Embrapa Soja, Embrapa Gado de Corte, Embrapa SNT, Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Emater/PR, a Cocamar começou a desenvolver em 2006 um amplo programa com o objetivo de ampliar os níveis de produtividade de soja, como também de outras culturas de grãos.

Conforme explica o engenheiro agrônomo Antonio Sacoman, coordenador técnico de Arenito e Grãos, as lavouras cultivadas no Norte e no Noroeste do Paraná apresentam, historicamente, médias inferiores às de outras zonas produtoras.

De acordo com Sacoman, os trabalhos estarão focados em duas práticas que, embora bastante conhecidas dos agricultores, são ainda pouco implementadas no Norte e Noroeste do Paraná. A primeira é a produção de palhada em grande volume e com qualidade para recobrir e proteger o solo a ser ocupado pelas principais culturas no verão, a soja em especial. A segunda é a rotação de culturas.

Na região, a maior parte dos agricultores planta, invariavelmente, soja nos meses de verão e milho durante o inverno, produzindo pouco volume de palha, o que expõe o solo aos efeitos nocivos da intensa insolação e deixando as lavouras bem mais vulneráveis às estiagens. No arenito, a atividade agrícola – concentrada principalmente no verão - é mantida em sistema de integração com a pecuária de corte, sendo que esta última ocupa as mesmas terras durante os meses frios. As informações são da assessoria de imprensa da Cocamar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.