CI

Código Florestal: acordo garantirá produção em áreas consolidadas

Expectativa do deputado federal Luis Carlos Heinze é de que haja quórum suficiente para a aprovação da matéria


Está marcada para esta terça-feira (24), a partir das 10 horas, a votação da proposta de reforma do Código Florestal Brasileiro. A expectativa do deputado federal Luis Carlos Heinze (PP/RS), único gaúcho que faz parte da comissão especial, é de que haja quórum suficiente para a aprovação da matéria, uma vez que a presidente da Câmara, em exercício, deputada Rose de Freitas (PMDB/ES), garantiu que não serão discutidos outros projetos em plenário até que o relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB/SP) seja analisado.

Segundo Heinze, um encontro de líderes de nove partidos, na última terça-feira (17), pôs fim a principal divergência que impedia a discussão da matéria. O progressista gaúcho explica que o entendimento prevê a votação de um destaque que autoriza a continuidade da produção agropecuária em áreas que exploravam a atividade até junho de 2008. O governo pretendia determinar por decreto quais as áreas que seriam consolidadas. “Era preciso garantir em lei. Essa foi a nossa exigência e conseguimos mais essa vitória para os brasileiros”, afirma.

Embora exista um acordo para a votação, Heinze alerta aos prefeitos, vereadores e entidades representativas dos produtores rurais para que cobrem apoio dos seus deputados. “O assunto ainda não está encerrado. Por isso é importante que todos os segmentos se mobilizem até a finalização desse processo que trará tranquilidade a milhares de famílias que produzem alimentos”, defende.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.