CI

Codó terá seminário sobre arroz de terras altas

Embrapa Cocais, em parceria com a prefeitura municipal de Codó, realizará vão realizar o I Seminário de Arroz de Terras Altas do município de Codó-Território dos Cocais


A Embrapa Cocais, em parceria com a prefeitura municipal de Codó, realizará vão realizar o I Seminário de Arroz de Terras Altas do município de Codó-Território dos Cocais, no próximo dia 29 de agosto, das 8h as 12h, no auditório da Associação Comercial, Travessa Rotary Club s/nº, bairro São Benedito. O evento terá ações de difusão de tecnologias, como orientação para produtores sobre as principais estratégias de manejo da lavoura de arroz de terras alta. A iniciativa é voltada a produtores da cadeia produtiva do arroz, profissionais de assistência técnica, professores, alunos de Agronomia e demais interessados.

Como parte da programação do seminário, serão apresentados os trabalhos desenvolvidos pela Embrapa Cocais em transferência de tecnologia; ações de assistência técnica realizadas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR em apoio à cadeia produtiva do arroz, além de instruções sobre preparo de áreas (mecanização) e opções de comercialização propostas pela Secretaria de Agricultura de Codó.

Destaque durante o seminário será a apresentação dos resultados da Unidade de Referencia Tecnológica-URT na comunidade Montevidéu, em parceria com governo da Nova Zelândia, a partir do uso das cultivares da Embrapa denominadas BRS Pepita, BRS Monarca, BRS Sertaneja e BRS Esmeralda. O objetivo é o aumento da produtividade de grãos e melhoria da qualidade do arroz produzido pelos agricultores familiares por meio da divulgação e validação de tecnologias sustentáveis de cultivo. Essas tecnologias sustentáveis, por sua vez, serão detalhadas pelo analista Carlos Martins Santiago, da área de transferência de tecnologia da Embrapa Cocais e por Sebastião Rodrigues Neto, da Múltipla Assessoria, parceira no projeto.

O evento também contará com a mostra dos resultados de experimentos sobre estádios fenológicos e desempenho agronômico com adubação nitrogenada de cultivares arroz de terras altas, desenvolvidos por alunos do curso de Agronomia do Instituto Federal do Maranhão - IFMA campus Codó de Arroz. Para finalizar, está prevista a reunião do Comitê da Cadeia produtiva do Arroz do município de Codó para elaboração do calendário da mecanização agrícola.

O I Seminário de Arroz de Terras Altas é uma realização da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Semapa, Embrapa Cocais, Múltipla Assessoria e Projetos, Serviços Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR e Secretaria de Estado Agricultura, Pecuária e Pesca - Sagrima.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.