CI

Coletivo Educador visita horto medicinal em Quatro Irmãos

Horto medicinal foram aplicadas metodologias que permitem estudar especificamente as plantas


Trinta e duas pessoas integrantes do Coletivo Educador do Alto Uruguai fizeram uma visita técnica ao Horto Medicinal Comunitário do município de Quatro Irmãos, na quarta-feira (21/06), com objetivo de conhecer as alternativas que podem ser trabalhadas com plantas medicinais. No horto medicinal foram aplicadas metodologias que permitem estudar especificamente as plantas através do corpo humano, do boneco fitoterápico e do espiral das plantas.

O grupo esteve acompanhado da professora Sonia Zakrzeveski - chefe do Departamento de Ciência Biológicas da Universidade Regional Integradas das Missões (URI) - campus de Erechim e de extensionistas da Emater/RS-Ascar que repassaram as orientações em conjunto com profissionais da área da Saúde do município. 

Os visitantes foram recebidos pelo secretário municipal da Saúde, Giovan Poganski, pelo gerente adjunto do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar, Marcos Gobbo, pelo representante da unidade do Sicredi local, Vando Dalla Nora, entre outros. O secretário da Saúde agradeceu as parcerias e reafirmou que a administração municipal é parceira no projeto. 

O gerente adjunto da Emater/RS-Ascar também destacou a importância do evento para difundir o uso das plantas também para os jovens e parabenizou a todos pelo envolvimento no resgate das plantas medicinais. 

O município de Quatro Irmãos conta ainda com mais três hortos medicinais comunitários, sendo um na Linha Farroupilha e outros dois nos Assentamentos 18 de Outubro e São Brás.

Todos os municípios terão que fazer um projeto de educação voltado à valorização dos saberes populares e científicos associados às plantas medicinais. Estes projetos serão socializados em seminário que acontecerá em outubro deste ano na URI. 

O Coletivo Educador do Alto Uruguai objetiva a formação permanente, participa e continuada de educadores ambientais, visando à construção de território sustentável (municípios da Amau) e envolve diversas entidades da região, entre elas, a Emater/RS-Ascar e prefeituras, através das secretarias de Educação. No final da visita os participantes receberam mudas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.