CI

Colheita avança no RS, mas preço segue em alta

Consumidores nacionais passaram a adquirir maiores volumes, forçando o varejo a se abastecer do atacado


Foto: Nadia Borges

Apesar do período de colheita, quando tradicionalmente os valores cedem, devido à maior disponibilidade, para o arroz em casca, o cenário é o oposto neste momento. Segundo levantamento do Cepea, os preços têm registrado altas, atingindo, nessa terça, recorde nominal da série histórica do Centro de Pesquisas, iniciada neste caso em 2005.

O Indicador do arroz em casca Esalq/Senar-RS fechou a R$ 51,92/saca de 50 kg nessa terça-feira, acumulando elevação de 4,83% em março. Já em termos reais, ou seja, considerando-se os efeitos da inflação, o maior patamar já visto pelo Cepea foi em maio de 2008, quando a saca de 50 kg foi negociada na média de R$ 66,95.

Pesquisadores do Cepea indicam que a alta está atrelada ao recuo de orizicultores e também ao maior interesse comprador. Neste caso, consumidores nacionais passaram a adquirir maiores volumes, forçando o varejo a se abastecer do atacado e, por sua vez, dos engenhos beneficiadores.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.