CI

Colheita da canola apresenta boa produtividade em Ijuí (RS)

Se não fosse o temporal da semana passada, a média ficaria entre 30 e 35 sacas


A colheita da canola que iniciou nos últimos dias em Ijuí e região apresenta boa produtividade, conforme disse o empresário Juarez Neme da Costa, proprietário da Produtiva, empresa que atua no acompanhamento desta cultura.

Ele frisou que em áreas colhidas nos Municípios de Augusto Pestana e Jóia o rendimento médio está entre 25 e 28 sacas por hectare.

Se não fosse o temporal da semana passada, a média ficaria entre 30 e 35 sacas, visto que o forte vento debulhou parte da planta.

Na safra passada a produtividade ficou entre 20 e 25 sacas, em função de uma doença que atingiu a canola.

Juarez Neme da Costa frisa que em Ijuí também já começou a colheita dos cerca de 230 hectares plantados, mesma área do ano passado.

Na região o plantio chega em torno de mil hectares. O empresário acredita num aumento de 50 por cento da área de canola para a safra de 2013, em função da rentabilidade e liquidez.

Juarez Neme da Costa explica que atualmente o agricultor que consegue colher 30 sacas de canola por hectare, resulta com lucro médio de mil e 500 reais por hectare, considerado valor muito bom para o período de inverno. Além disso, o produtor tem a venda garantida.


Também explicou que a geada deste ano não trouxe muitos prejuízos à canola.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.