Agronegócio

Colheita da Canola foi oficialmente aberta no país

Mais de 600 pessoas prestigiaram o evento
Por:
1720 acessos
Nesta quarta-feira (18), aconteceu no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo/RS (UPF) a Abertura Nacional da Safra de Canola 2013. O evento reuniu mais de 600 pessoas, entre produtores, técnicos agrícolas, engenheiro agrônomos, estudantes autoridades e pesquisadores.

 
Pela manhã a atividade contou com palestras técnicas sobre cultivo, semeadura, manejo, adubação e colheita da cultura da canola. Para o diretor presidente da BSBIOS e presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Canola - ABRASCANOLA, Erasmo Carlos Battistella, a canola é uma cultura que tem espaço para se desenvolver. “No mundo são 95 milhões de hectares plantados, no Estado do Rio Grande do Sul há uma grande área em pousio no inverno que poderia ter a cultura, a nossa meta é crescer. Para isso precisamos superar alguns desafios, é necessário por em prática os projetos existentes de desenvolvimento da cultura, como, o projeto estruturante da Embrapa, e para isso precisamos de incentivo governamental,” destacou Battistella.
 
O chefe-geral da Embrapa-Trigo, Sérgio Dotto, falou das dificuldades em colocar em prática o projeto, “está há cerca de um ano ele está sendo estruturado, mas faltam formas de buscar os recursos para dar andamento às demandas da cultura”. Ele ainda corroborou com Battistella destacando que 2/3 de área cultiváveis no Estado ficam desocupadas no inverno.

 
O coordenador regional da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Áureo Mesquita, destacou que o Governo do Estado tem o ensejo de desenvolver a cultura no Rio Grande do Sul. “A secretaria institui neste ano a Câmara Temática dos Biocombustíveis, na qual está inserida a Canola, com isso a pasta manifesta que está disposta a acatar e apoiar as decisões do setor, sendo parceira na busca dos recursos,” frisou Mesquista.
 
A atividade contou ainda com almoço e show do Circuito Gaúcho, Erudito e Instrumental. O evento é uma promoção da BSBIOS com o apoio Embrapa-Trigo, PRODUFORT, ABRASCANOLA, Cotrijal, Grupo Floss e Grupo DRS Banco do Brasil. E, conta com o patrocínio da BSBIOS, Lavoro Concessionário John Deere, Frinal Mosaic Fertilizantes, Syngenta e Kuhn.

 
Canola

A Canola é uma oleaginosa que possui um percentual de óleo elevado, podendo chegar até 38%, e seu óleo tem algumas propriedades físicas e químicas que elevam a qualidade do produto final. É uma cultura rotacional de inverno, adaptada às condições de solo e clima na região Sul do Brasil. Para o Rio Grande do Sul, o zoneamento agroclimático para o plantio é compreendido entre 11 de abril e 30 de junho e a colheita se inicia em setembro se estendendo até outubro.
 
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink