CI

Colheita da citricultura movimenta municípios do Norte do RS

Estimativa de produção para este ano gira em torno de 90 mil toneladas de frutas


A colheita da safra da citricultura teve início este mês nos municípios do Norte do RS. Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, a fruticultura é produzida em uma área de sete mil hectares, com predominância de citros e viticultura, envolvendo mais de quatro mil agricultores produzindo de forma comercial. A citricultura está presente em 38 municípios, um total de 4,4 mil hectares de laranja e 400 hectares de bergamota. A produção é predominante em três municípios, Planalto, Alpestre e Liberato Salzano. A estimativa de produção para este ano gira em torno de 90 mil toneladas de frutas.

O trabalho da Emater/RS-Ascar com a atividade da citricultura visa agregar renda e valor às frutas regionais, através da industrialização e classificação, e fomentar a produção de qualidade, por meio do emprego das recomendações técnicas que potencializam o retorno dos recursos utilizados nas atividades frutícolas.

De acordo com o assistente técnico regional de sistemas de produção vegetal da Emater/RS-Ascar, Edison Dornelles, com as ações realizadas com a atividade da citricultura são esperados resultados como diversificação de espécies e variedades, qualificação do processamento e industrialização, mecanização e equipamentos adequados, recuperação e renovação de pomares, cultivo em ambiente protegido, entre outros.

21º Ciclo de Palestras sobre Citricultura do RS
Visando o desenvolvimento da cadeia da citricultura, inicia na quarta-feira (17/05) a 21ª edição do Ciclo de Palestras sobre Citricultura do RS. Este ano, o município de Liberato Salzano sediará o evento, promovido pela Emater/RS-Ascar, Universidade Federal do RS (Ufrgs), Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) e Prefeitura de Liberato Salzano.

A programação do Ciclo de Palestras inicia às 8h30, com inscrições no Salão Paroquial, e às 9h será realizada visita técnica a pomares do Distrito Pinhalzinho, interior do município. Após o almoço, acontece a abertura oficial e terão inícios as palestras. O evento encerra na quinta-feira (19/05).

Diferentes temáticas envolvendo a atividade da citricultura serão abordados durante o Ciclo, como a evolução da atividade em Liberato Salzano e região, a organização dos citricultores, ações da Câmara Setorial da Citricultura do RS, manejo de plantas de cobertura, nutrição e controle de doenças e ampliação do período de colheita de laranjas. Os temas serão abordados por representantes de entidades promotoras do evento inseridas na atividade da citricultura.

Para encerrar o evento, na quinta-feira (19/05) à tarde, serão premiados os vencedores do concurso de qualidade e produtividade de citros no município de Liberato Salzano.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.