Colheita da citricultura movimenta municípios do Norte do RS

Agronegócio

Colheita da citricultura movimenta municípios do Norte do RS

Estimativa de produção para este ano gira em torno de 90 mil toneladas de frutas
Por:
657 acessos

A colheita da safra da citricultura teve início este mês nos municípios do Norte do RS. Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, a fruticultura é produzida em uma área de sete mil hectares, com predominância de citros e viticultura, envolvendo mais de quatro mil agricultores produzindo de forma comercial. A citricultura está presente em 38 municípios, um total de 4,4 mil hectares de laranja e 400 hectares de bergamota. A produção é predominante em três municípios, Planalto, Alpestre e Liberato Salzano. A estimativa de produção para este ano gira em torno de 90 mil toneladas de frutas.

O trabalho da Emater/RS-Ascar com a atividade da citricultura visa agregar renda e valor às frutas regionais, através da industrialização e classificação, e fomentar a produção de qualidade, por meio do emprego das recomendações técnicas que potencializam o retorno dos recursos utilizados nas atividades frutícolas.

De acordo com o assistente técnico regional de sistemas de produção vegetal da Emater/RS-Ascar, Edison Dornelles, com as ações realizadas com a atividade da citricultura são esperados resultados como diversificação de espécies e variedades, qualificação do processamento e industrialização, mecanização e equipamentos adequados, recuperação e renovação de pomares, cultivo em ambiente protegido, entre outros.

21º Ciclo de Palestras sobre Citricultura do RS
Visando o desenvolvimento da cadeia da citricultura, inicia na quarta-feira (17/05) a 21ª edição do Ciclo de Palestras sobre Citricultura do RS. Este ano, o município de Liberato Salzano sediará o evento, promovido pela Emater/RS-Ascar, Universidade Federal do RS (Ufrgs), Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) e Prefeitura de Liberato Salzano.

A programação do Ciclo de Palestras inicia às 8h30, com inscrições no Salão Paroquial, e às 9h será realizada visita técnica a pomares do Distrito Pinhalzinho, interior do município. Após o almoço, acontece a abertura oficial e terão inícios as palestras. O evento encerra na quinta-feira (19/05).

Diferentes temáticas envolvendo a atividade da citricultura serão abordados durante o Ciclo, como a evolução da atividade em Liberato Salzano e região, a organização dos citricultores, ações da Câmara Setorial da Citricultura do RS, manejo de plantas de cobertura, nutrição e controle de doenças e ampliação do período de colheita de laranjas. Os temas serão abordados por representantes de entidades promotoras do evento inseridas na atividade da citricultura.

Para encerrar o evento, na quinta-feira (19/05) à tarde, serão premiados os vencedores do concurso de qualidade e produtividade de citros no município de Liberato Salzano.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink