CI

Colheita da safra de soja 2006/07 chega a 40% no MT

Em duas semanas, o avanço dos trabalhos foi de 23 pontos percentuais


A colheita da safra de soja 2006/07 ganhou ritmo no Mato Grosso e já atinge 40% da área plantada no Estado, de acordo com levantamento realizado nessa terça-feira (27-02) pela Agência Rural. Em duas semanas, o avanço foi de 23 pontos percentuais.

O principal motivo desse bom desempenho foi a melhora do clima. Na região da BR 163 (médio-norte mato-grossense), o sol voltou a aparecer entre uma chuva e outra, enquanto na região Oeste, a semana do Carnaval foi de estiagem. No Sul e no Leste do Mato Grosso, regiões que começam a colher mais tarde que as demais e onde o tempo seco também vem predominando, grande parte dos produtores já está com as máquinas no campo.

Produtividade

De um modo geral, as lavouras de ciclo médio vêm apresentando boa produtividade em todo o Mato Grosso. Na região de Sorriso, as produtividades reportadas atualmente estão entre 52 e 55 sacas por hectare. Em Lucas do Rio Verde, epicentro dos problemas causados pelo excesso de chuva, os rendimentos voltaram a ficar acima de 50 sacas. Mas, como nesta região a colheita já chega ao seu quarto final, e como houve perdas por causa da umidade, a produtividade média desta safra deve ficar abaixo de 50 sacas. Na região do Parecis, destaque para Campos de Júlio, com produtividade média de 55 sacas por hectare até o momento. Sapezal e Campo Novo vêm logo atrás, com rendimentos em torno de 52 sacas.

Outros Estados

Os trabalhos também ganharam ritmo em Goiás, cujo percentual de colheita passou de 16% para os atuais 31%, com avanço de 15 pontos percentuais em duas semanas. Em seguida aparecem Mato Grosso do Sul, com 13% da área total colhida, Paraná, com 12%, e São Paulo, com 10%. Nos demais Estados produtores, os trabalhos ainda estão em fase inicial. Na Bahia, a colheita começa na primeira quinzena de março. Na média nacional, 17% da área de soja está colhida, frente aos 7% de duas semanas atrás. As informações são da assessoria de imprensa da AgRural.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.