CI

Colheita da safra de soja começa e chega a 0,3% da área em Mato Grosso, diz AgRural

Como houve atraso no plantio, poucas áreas mato-grossenses estão prontas para o início da colheita


A colheita de soja da safra 2017/18 já começou no norte e no oeste de Mato Grosso. Até quinta-feira (11/01), as máquinas haviam passado por 0,3% da área cultivada com a oleaginosa no estado. Isso levou a colheita do Brasil a 0,1%, ante 1,1% no ano passado e 0,3% na média de cinco anos. Em Mato Grosso, há atraso em relação aos 4% de um ano atrás, mas ele tem mais a ver com o ritmo muito acelerado da safra anterior e com o plantio mais tardio da safra atual do que com as chuvas que caem sobre o estado agora em janeiro.

Como houve atraso no plantio, poucas áreas mato-grossenses estão prontas para a colheita de soja e, por enquanto, não se pode falar em perdas por excesso de chuva. Elas poderão ocorrer, entretanto, caso precipitações acima da média sejam registradas na segunda quinzena de janeiro e em fevereiro.

Colheita de soja em outros estados

No Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás, que costumam começar a colheita de soja junto com Mato Grosso ou logo depois dele, ainda não há áreas colhidas dignas de nota, também devido ao atraso no plantio. No Paraná, que recebeu chuvas intensas nesta semana, percalços no início da colheita da região oeste podem ocorrer caso continue chovendo nas próximas duas semanas.

De acordo com a AgRural, para o Rio Grande do Sul e para o “Matopiba”, que plantam mais tarde, é importante que chova na segunda quinzena de janeiro e em fevereiro, pois é nesse período que as lavouras precisam de umidade para as fases reprodutivas, que definem a produtividade.

Recorde na safra de soja

Na manhã de quinta-feira (11/01), a AgRural divulgou nova estimativa para a safra 2017/2018 de soja. A produção brasileira subiu dos 112,9 milhões de toneladas estimados em dezembro para 114 milhões de toneladas – número muito próximo do recorde de 114,1 milhões de toneladas da safra 2016/17.

Produção de milho

No caso do milho verão, já há colheita no Rio Grande do Sul, onde 0,6% da área está colhida. Isso representa 0,1% da área ocupada pelo cereal no Centro-Sul do país, ante 0,5% na média de cinco anos. Na quinta-feira (11/01), a AgRural elevou a estimativa de produção de milho verão do Brasil dos 24,9 milhões de toneladas divulgados em dezembro para 25,1 milhões de toneladas.

 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.