CI

Colheita da soja em Mato Grosso chega a 73% da área

A evolução na semana foi de 14 pontos percentuais, diz Imea


A evolução na semana foi de 14 pontos percentuais, diz Imea

A colheita da soja em Mato Grosso alcançou 73,4% da área de 7,8 milhões de hectares. A chuva deu uma trégua e permitiu que os trabalhos no campo avançassem, com evolução de 14 pontos percentuais na semana. Os dados atualizados foram divulgados na sexta-feira (8) pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).


Apesar do desempenho favorável, a colheita deste ano está aquém do que foi na temporada passada. Neste mesmo período, cerca de 80% da soja já havia sido retirada do campo. O analista do Imea, Cleber Noronha, explica que as chuvas contínuas atrapalharam as atividades nas lavouras no início deste ano.

Além das chuvas, os produtores se preocuparam também com a evolução da ferrugem asiática. De acordo com dados do Consórcio Antiferrugem da Embrapa, somente em Mato Grosso foram encontrados 96 focos da doença. Ao todo, no país somam 425 ocorrências.


Regiões - No médio-norte de Mato Grosso a colheita da soja chegou a 88% da área. Os trabalhos no campo também estão acelerados nas regiões norte (76%), oeste (75%) e no sudeste (74%). No noroeste do estado a colheita alcançou 58% da área. Situação semelhante no centro-sul, cuja colheita está em 57%. O nordeste é a região mais atrasada, com 44% da área apenas coberta.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.